PROJETO CAMINHO DO BEM: APOIO PSICOPEDAGÓGICO A FAMILIARES DE CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES COM AUTISMO - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jardel Dias Cruz
  • Ricelle Pereira Nunes
  • Debora Lucia Lima Leite

Resumo

Introdução: O presente trabalho visa contextualizar e resumir, em linhas gerais, as atividades desenvolvidas no projeto Caminho do Bem: Apoio psicopedagógico a familiares de crianças e/ou adolescentes com autismo. O referido projeto, criado em 2021, é vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, e busca acolher e nortear, sob diversos aspectos, os familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, visto que, o distorcido entendimento popular que ronda tal transtorno barra a plena aceitação e amparo por parte dos familiares da pessoa recém-diagnosticada. Objetivos: No Brasil estima-se, em média, 2 milhões de autistas, dados esses de 2021. O Transtorno de Espectro Autista não tem cura e o diagnóstico altera toda a estrutura familiar, visto que a família é a primeira instituição social na qual a criança tem contato, logo as alterações vão na vida financeira ao afeto. Assim, os familiares procuram o projeto Caminho do Bem em busca de informações, orientações e até mesmo apoio emocional para enfrentar os estigmas e preconceitos vividos em sociedade.Método: O projeto atua desde a escuta inicial, realizando uma anamnese e elencando os motivos que levaram a família a buscar ajuda. Em seguida, através de sessões com a criança, fatores ligados ao comportamento, sociabilidade e aprendizado são minuciosamente analisados. Finalizada essa etapa de observação, um relatório é emitido, juntamente com orientações de atendimento médico e terapêutico a serem buscadas. Além disso, diretrizes jurídicas são repassadas, instruindo a respeito dos direitos garantidos pelo ordenamento às pessoas com deficiência. Conclusão: Visto o aumento de casos de autismo, o projeto Caminho do Bem se faz necessário aos familiares com crianças diagnosticadas com TEA, visando os manter cientes de seus direitos como cidadãos e crianças deficientes, além de apoio para enfrentamento às dificuldades do dia-a-dia e emocionalmente as mudanças no meio familiar.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica