PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO

Autores/as

  • Sara Maria Valentim Costa Lima
  • Carla Roberta Santos Duarte

Resumen

O Projeto de Acompanhamento Pedagógico para Inclusão- PAPI, do Serviço de Orientação Pedagógica e Psicopedagógica- SOPIP/CASE/PRAE consiste no apoio pedagógico para estudantes cotistas com deficiência intelectual e/ou TEA (transtorno do espectro autista). Outra atividade importante do projeto é o estudo que proporciona ao bolsista e as trilhas de aprendizagem compostas por artigos e vídeos didáticos. O PAPI surgiu a partir da instalação das cotas L9, L10, L13 e L14 pela Universidade Federal do Ceará em 2018, pela necessidade de um olhar especializado sobre as especificidades desse grupo de estudantes e tem por objetivo facilitar a integração destes no ambiente universitário. As atividades propostas visam estimular a comunicação, vínculos entre pares e a circulação de informações que possam dirimir suas dúvidas e tornar mais acessível a cultura universitária. Além das ações coletivas, há as intervenções nas unidades acadêmicas e acompanhamento individualizado pelas pedagogas Carla Duarte e Tatiane Régis. Grande parte das atividades integrativas são realizadas de maneira remota (via google meet), devido a essa ser uma forma mais efetiva na comunicação com discentes. A movimentação de grupos de bate papo consiste na principal ferramenta de informar e interagir com esses estudantes, já que é mais acessível para a maioria deles. Como bolsista e facilitadora de algumas atividades do PAPI, pude observar o quanto o projeto é necessário para ajudar os alunos a superar as barreiras na inclusão efetiva no ensino superior. Enfim, foi uma experiência muito nova para mim, que nunca tive tanto contato com pessoas com deficiência/TEA. Porém, não achei ser tão complicado lidar com jovens com seu modo próprio de comunicação, o qual não é muito difícil de acompanhar se for de forma cuidadosa e atenciosa. Assim, desenvolvi as minhas atribuições tirando dúvidas, ajudando as orientadoras no que fosse necessário e acolhendo os alunos que pude acolher, porque se dispuseram a um diálogo.

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Publicado

2022-01-01

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica