PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Resumen
Um a cada dez policiais penais, em 2021, no estado do Ceará solicitou afastamento de suas atividades com CID vinculado a transtornos mentais. Em resposta a esta situação e ao crescente número de suicídios na corporação, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) iniciou tratativas com diversas instituições de pesquisa no Brasil e, entre elas, a Universidade Federal do Ceará para ampliar estudos e ações em prol dos policiais penais no âmbito do cuidado psicológico. Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência dos alunos de graduação em Psicologia vinculados ao PÃIM, Programa de Ações Integradas pela Vida, que tiveram oportunidade de participar da pesquisa intitulada “Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Sistema Penitenciário”. A pesquisa foi dividida em três eixos de trabalho: o censo penitenciário; pesquisa com os policiais penais através de escalas de depressão, ansiedade, risco para o suicídio, qualidade de vida geral e do trabalho e, por ultimo, a criação de uma aplicativo em saúde mental para dar suporte a estes profissionais. O censo iniciou sua coleta no primeiro semestre de 2022. Os alunos que participaram da parte quantitativa deste levantamento tiveram a oportunidade de aplicar um survey junto às pessoas em situação de privação de liberdade, em dois modelos de curta e longa duração, in loco, dentro das unidades prisionais. Buscava-se definir o perfil dos internos, bem como as condições de aprisionamento. Conclui-se que a ação colaborou para a formação profissional dos estudantes envolvidos, permitindo que os mesmos conhecessem o sistema prisional do estado do Ceará, bem como as condições de vida de internos e policiais, viver a rotina diária das unidades desde os protocolos de segurança a alimentação, bem como aprofundar conhecimentos em pesquisa quantitativa e procedimentos de investigação do tipo survey.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.