(RE)ESCRITA ACADÊMICA: APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA
Resumo
A resenha acadêmica é, comumente, um dos principais gêneros textuais que contribuem para o desenvolvimento crítico e técnico da escrita na universidade. Tendo em vista a importância desse gênero, o trabalho em questão tem como principal objetivo analisar a escrita e a reescrita do gênero mencionado, verificando, especialmente, o desenvolvimento dos quatro movimentos retóricos com base nos estudos de Motta-Roth e Hendges (2010) e do processo de revisão estudado por Araújo, Barros e Silva (2010). Para tal propósito, apresentamos resultados qualitativos por meio de uma investigação de textos escritos por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, especificamente da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA). A partir da análise, é possível inferir como a atividade de reescrita da resenha pôde contemplar de forma desejável os quatro movimentos retóricos, o que se deu após uma minuciosa correção realizada pelos bolsistas do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (Projeto LEA). Dessa forma, concluímos que a reescrita da resenha possibilita aos alunos o aprimoramento de sua escrita acadêmica, além de refinar suas percepções quanto ao estudo do gênero resenha, aperfeiçoando a proposta discursiva deste gênero, o que pode ser observado nas diferenças qualitativas entre a primeira versão e segunda versão dos textos desenvolvidos na disciplina de LPTA.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.