(RE)ESCRITA ACADÊMICA: APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA

Autores

  • Geisa Ferreira Gomes
  • Francisca Élida Rocha de Moura
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumo

A resenha acadêmica é, comumente, um dos principais gêneros textuais que contribuem para o desenvolvimento crítico e técnico da escrita na universidade. Tendo em vista a importância desse gênero, o trabalho em questão tem como principal objetivo analisar a escrita e a reescrita do gênero mencionado, verificando, especialmente, o desenvolvimento dos quatro movimentos retóricos com base nos estudos de Motta-Roth e Hendges (2010) e do processo de revisão estudado por Araújo, Barros e Silva (2010). Para tal propósito, apresentamos resultados qualitativos por meio de uma investigação de textos escritos por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, especificamente da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA). A partir da análise, é possível inferir como a atividade de reescrita da resenha pôde contemplar de forma desejável os quatro movimentos retóricos, o que se deu após uma minuciosa correção realizada pelos bolsistas do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (Projeto LEA). Dessa forma, concluímos que a reescrita da resenha possibilita aos alunos o aprimoramento de sua escrita acadêmica, além de refinar suas percepções quanto ao estudo do gênero resenha, aperfeiçoando a proposta discursiva deste gênero, o que pode ser observado nas diferenças qualitativas entre a primeira versão e segunda versão dos textos desenvolvidos na disciplina de LPTA.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica