REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICO/COGNITIVA ASSOCIADA A EDUCAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores/as

  • Jessika Nathanne Valente Costa
  • João Lucas Assunção Gadelha
  • Jaime Vieira de Oliveira
  • Débora dos Reis Soares Ferreira
  • Francisco Gerlai Lima Oliveira
  • Marilia Braga Marques

Resumen

INTRODUÇÃO: o crescimento populacional e aumento da longevidade indicam uma transformação da pirâmide etária. Entretanto, apesar do aumento da expectativa de vida e avanços da ciência, ainda existe uma disparidade entre longevidade e qualidade de vida, principalmente relacionada a doenças crônico-degenerativas, o que contribui para a institucionalização de idosos. Estudos indicam que a realidade de idosos institucionalizados os privam dos benefícios da ciência quanto a alcançar um envelhecimento saudável. Portanto, torna-se necessário que hajam intervenções que promovam estímulo cognitivo nessa população. OBJETIVO: relatar a experiência de uma intervenção cognitiva em idosas institucionalizadas visando a manutenção das funções existentes e compensação de funções comprometidas por meio de atividades mentalmente estimulantes, afim de diminuir o risco de doenças como as demências. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência sobre a realização de uma atividade lúdica por membros do projeto de extensão “Promoção de Saúde de Idosos Institucionalizados” em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) de Fortaleza/CE em julho de 2022. RESULTADOS: participaram da atividade, cujo tema foi alimentação saudável, 8 idosas residentes na ILPI. Para a realização da atividade utilizou-se um jogo em que cada idosa teria que descobrir qual era a palavra por meio da técnica de tentativa/erro e, ao final, recebiam informações sobre os benefícios nutricionais e a importância da aquisição de hábitos alimentares saudáveis para promoção da saúde, estimulando tanto a cognição, como a busca por hábitos saudáveis. CONCLUSÃO: a atividade foi realizada com êxito e o engajamento das idosas foi notável, avaliado através da observação do interesse e questionamentos sobre as qualidades dos alimentos. A ação se mostrou como um momento lúdico de interação cognitiva e educacional, sendo eficiente no alcance do objetivo estabelecido.

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Publicado

2022-01-01

Número

Sección

VII Encontro de Iniciação Acadêmica