REGISTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VISIBILIDADE DAS INTERAÇÕES, AÇÕES E COMPETÊNCIAS DAS CRIANÇAS
Resumo
Neste trabalho, compartilhamos registros realizados em um grupo de creche da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Objetivamos, por um lado, tornar visíveis as interações, as ações e as competências das crianças, no contexto dos espaços diversificados de sua sala e, por outro lado, ampliar o conhecimento sobre como a escuta registrada das vozes das crianças pode ser incluída no planejamento. Vejamos a primeira amostra de registros: “Ao compartilhar para qual área iria durante o tempo de brincadeira e outras ações de livre escolha, Joaquim diz: ‘A área de policiais’. Professora: ‘Joaquim, não temos nenhuma área com esse nome. Qual área tem brinquedos ou materiais de policiais, que lhe fizeram lembrar de uma área de policiais?’ Joaquim: ‘A de elementos da natureza, que tem materiais de investigação’. Professora: ‘Quais, Joaquim?’ Joaquim: ‘Aquela lupinha e o telescópio’. Joaquim vai à área e traz os materiais que citou para mostrar aos amigos na roda. [...]’. A fala de Joaquim expressa a competência de crianças que participam de uma cultura educacional que as escuta e busca compreender suas intenções para a ação. Observemos outra amostra de registro, desta vez visibilizando a inclusão da escuta das crianças no planejamento: “Durante o parque, Augusto, que estava brincando de Lobisomem com Gal, Moa e Gabriel, se aproxima de mim e diz: “Professora, aqui tem caverna para gente acampar?” Professora: “Não, Augusto, mas nós podemos pensar em como fazer.” Augusto: “Eu tive uma idéia. Podemos pegar tecidos.” Professora: “Augusto, você quer compartilhar essa idéia com os amigos?” Augusto: “Sim.” Professora: “Pode ser na roda?” Augusto: “Sim”. Professora: “Então, fica combinado! Na roda, você compartilha sua ideia com os amigos [...]”. Concluímos que os registros no cotidiano da Educação Infantil são um importante recurso para a construção de uma experiência educativa a partir da participação e dos interesses das crianças.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.