RESUMO DO PROJETO MOVIMENTA RESIDÊNCIAS
Resumo
INTRODUÇÃO As Residências Universitárias do campus Fortaleza abrigam estudantes que, por conta da rotina de estudo, localização e outros eventos cotidianos, acabam não praticando atividades físicas. Sendo essas fundamentais para manutenção da saúde e promoção do lazer. Uma conciliação entre essa rotina e a prática de atividades físicas faz se necessária. OBJETIVO Oferecer atividade física para os estudantes das Residências Universitárias do Campus Fortaleza da Universidade Federal do Ceará. METODOLOGIA Aplicação de atividades físicas de treino funcional, cardiorrespiratório, força e lazer durante três vezes na semana utilizando espaços disponíveis na própria residência universitária. RESULTADOS No semestre 2021.1 foram realizadas atividades na Quadra do CEU com 3 sessões semanais de uma hora cada sessão, que ocorriam de 17h as 18h as segundas, quartas e sextas. Foram atendidos 15 estudantes. Com o retorno das atividades presenciais os estudantes encontraram dificuldades para comparecer nos horários disponíveis. Atualmente há um planejamento para que as atividades sejam realizadas nas próprias residências. CONCLUSÃO A prática de atividade física além de promover saúde e lazer, gera engajamento na comunidade das residências universitárias, mas há necessidade de otimizar os espaços de atividade física da universidade para atender de forma mais abrangente esse público.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.