TAXA DE ADESÃO DE ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO TERAPÊUTICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFC (PROGRAMA STEWARDSHIP): JANEIRO - MARÇO DE 2022
Resumo
O Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA), também conhecido internacionalmente como Stewardship, vem sendo aplicado em diversos serviços de saúde, tendo em vista que o uso inadequado desses fármacos contribui para o desenvolvimento de microrganismos multirresistentes. Desse modo, um dos elementos essenciais para a aplicação do programa é o emprego das estratégias de otimização farmacoterapêuticas. O PGA aplica um total de 14 estratégias que estão relacionadas à gestão de tempo de tratamento, à monitorização posológica, à mudança de espectro ou ainda à alteração do antimicrobiano. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a taxa de adesão às estratégias do programa aplicado em um hospital universitário. Foram utilizados dados de 78 pacientes armazenados no banco PGA, de janeiro a março de 2022, coletados e tabulados com colaboração de acadêmicos bolsistas, a partir das fichas de acompanhamento dos pacientes monitorizados pelo programa, que oferecem informações a respeito de internações prévias, de antimicrobianos utilizados durantes o tratamento e das estratégias propostas pelo programa e aceitas pela equipe. A taxa de adesão consiste em uma razão entre a quantidade de estratégias aceitas e a quantidade de estratégias propostas. Durante o período analisado, foram propostas 453 estratégias, sendo 176 no mês de janeiro, 133 em fevereiro e 144 em março. Nesse contexto, a taxa de adesão para o mês de janeiro apresentou um percentual de 99,43%, enquanto o mês de fevereiro e o mês de março apresentaram uma taxa de adesão de 100%. Tendo como base a análise dos dados coletados nesse período, pode-se inferir que as estratégias propostas pelo time PGA tem uma alta taxa de aceitação pelos médicos assistentes, colaborando na otimização da terapia antimicrobiana.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.