TRATAMENTO DA ÁGUA UTILIZADA EM UMA UNIDADE DE HEMODIÁLISE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: A hemodiálise é a principal terapia de escolha para pacientes com Insuficiência Renal, sendo caracterizada por uma purificação sanguínea extracorpórea através de um aparelho, denominado dialisador. Esse processo envolve a utilização de água potável, sendo necessário um tratamento específico para essa água, devendo atingir parâmetros de qualidade pré-determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Objetivo: Relatar a experiência sobre uma visita técnica à unidade de tratamento da água utilizada em hemodiálise de um Hospital Universitário. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a visita técnica à central de tratamento da água de uma unidade de hemodiálise de um Hospital Universitário, cuja ação foi vinculada com a Liga Acadêmica de Enfermagem em Nefrologia (LAEN), ocorrido em maio de 2022, contando com a presença de 18 ligantes, distribuídos em três dias de visitas e orientados pela enfermeira responsável do setor. Resultados: Foi percebido a complexidade do processo de purificação da água, sendo pontuados o abastecimento de água potável público, advindo da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará - CAGECE, os pontos de coleta de amostra da água, o local de armazenamento da água processada, os mecanismos de purificação da água adotados, e os principais parâmetros físico-químicos e microbiológicos pré-estabelecidos para a qualidade da água para hemodiálise. Além disso, a qualidade da água implica na qualidade da hemodiálise e consequentemente na resposta ao tratamento do paciente. Conclusão: O tratamento da água da hemodiálise é um processo essencial para o tratamento do paciente dialítico, e sendo como um importante indicador de qualidade pode influenciar na qualidade da hemodiálise e na vida do paciente.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.