TUTORAMENTO E MANUTENÇÃO DA CULTURA DO MARACUJÁ
Resumo
O Brasil é o maior produtor de maracujá do mundo e a busca por técnicas que possibilitem melhorias nos sistemas de produção se torna frequente para atender à demanda interna e exportação. Com isso, podas estratégicas são realizadas para alcançar aumentos significativos na produção de frutos, pois uniformizam a distribuição do dossel e facilitam os diversos tratos feitos ao longo do seu desenvolvimento, reduzindo perdas. Este trabalho tem por objetivo avaliar o tutoramento do maracujazeiro para possibilitar uma melhor condução da cultura e consequentemente uma produção próxima do potencial máximo da cultivar. O plantio do maracujá ocorreu na área experimental do Laboratório de Eletrônica e Mecânica Agrícola (LEMA), instalada na Universidade Federal do Ceará (UFC). As mudas foram estabelecidas em um sistema de condução com hastes de madeira ligadas por arames, espaçadas a 1,5 m. Utilizaram-se barbantes como forma de guia da planta até o arame principal. No início do ciclo da cultura, realizou-se a eliminação de brotos laterais com o intuito de deixar apenas o ramo mais vigoroso. Foi realizada a poda de formação no broto principal no momento que a planta ultrapassou 20 cm do arame, a fim de forçar a formação de dois ramos laterais direcionados para as hastes da esquerda e da direita, visando o desenvolvimento de ramos produtivos que, com a poda de condução, as plantas cresceram em forma de cortina. A ausência do tutoramento, por sua vez, gerou impactos relevantes no maracujazeiro, onde o controle da poda foi desfavorecido, bem como o número de ramos e a polinização. Por esse motivo, as podas são realizadas para atingir a produção de frutos com maior controle sobre o desenvolvimento da cultura. O presente trabalho serviu como uma ótima experiência acadêmica para o curso de graduação em Agronomia, pois se pôde observar, na prática, o trabalho que um agrônomo realiza e entender sobre as técnicas de produção com os conhecimentos passados pelo grupo de pesquisa.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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