UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Carlos Alberto de Sales Oliveira
  • Anderson Goncalves Uchoa

Resumo

A Bolsa de Iniciação a Acadêmica (BIA) tem como objetivo auxiliar os alunos do Campus de Itapajé na disciplina de laboratório de programação, ministrada nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação. Além disso, a bolsa visa proporcionar ao bolsista uma introdução do que é ser um docente na prática. O objetivo deste estudo é relatar a experiência do bolsista como monitor da disciplina de laboratório de programação. De forma geral, ser bolsista da BIA me possibilitou o desenvolvimento de habilidades de comunicação e ensino. Em termos da experiência da bolsa no Campus da UFC em Itapajé foi analisada uma grande evolução no campus com a aplicação da bolsa de iniciação acadêmica. Esse avanço foi relacionado principalmente à alocação dos bolsistas nas disciplinas de programação, o que tornou possível a retirada de dúvidas dos discentes extraclasse. Ademais, foi implementado o uso de uma ferramenta para correção e resolução de questões “o run.codes”. Essa ferramenta faz a correção automática de programas que foram submetidos pelos alunos, ao mesmo tempo que fornece um feedback instantâneo. Com isso foi desenvolvido como atividade a criação de um banco de questões, “monitorias tira dúvidas” junto com o professor e correção de programas dos alunos. Foi uma experiência proveitosa saber o outro lado como monitor de programação, com isso pude aprimorar minhas habilidades tanto como programador e aluno. Conclui-se que esse projeto foi bem sucedido por diminuir a evasão dos discentes e auxiliar no desenvolvimento dos alunos em programação, uma matéria de bastante dificuldade em todos os cursos. Com isso, o projeto contribuiu para um melhor aproveitamento dos alunos na matéria de laboratório de programação e assim diminuindo níveis de reprovação.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica