USO DA REVISÃO INTEGRATIVA NA VALIDAÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS MENTAIS

Autores

  • Afonso Leoncio Saraiva Junior
  • Felipe Moreira de Paiva
  • Ana Paula Soares Gondim

Resumo

INTRODUÇÃO: a proposta do presente projeto surge da necessidade de desenvolver uma estratégia pedagógica para subsidiar as práticas dos profissionais de saúde do campo da saúde mental infantojuvenil para lidar com a promoção de saúde relacionado à segurança das crianças nos riscos dos eventos adversos, efeitos colaterais e contraindicações, considerando as experiências das crianças que vivem esse problema na rede atenção à saúde. OBJETIVO: realizar uma revisão integrativa para validar um recurso educacional digital sobre a gestão autônoma de medicamentos para crianças com transtornos mentais atendidas na rede de atenção psicossocial infantojuvenil. METODOLOGIA: trata-se de um estudo metodológico, a ser realizado a partir de dois momentos: 1 - validação do conteúdo; e 2 - análise de usabilidade. A fase de validação do conteúdo será desenvolvida por meio de uma revisão integrativa, para construção do instrumento de validação, que será realizado através da opinião de especialistas baseados em questionários de pesquisa online “Google Forms”. Para a etapa da usabilidade, serão aplicados pré-testes e pós-testes para testar a eficácia do aplicativo pelas crianças, através das perguntas e atividades. Por fim, será realizada uma análise de resultados por meio de estatística descritiva e analítica. RESULTADOS PARCIAIS/ESPERADOS: a revisão integrativa está sendo conduzida por meio da seguinte questão norteadora: quais os métodos utilizados na validação de recursos educacionais digitais criados para promover saúde no contexto da saúde mental em crianças? Em seguida, com a construção do instrumento de validação, será realizado um teste piloto para validar o uso desse instrumento de avaliação metodológica.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Iniciação Acadêmica