USO DE CROTALÁRIAS NO CONTROLE DO NEMATÓIDES DOS CISTOS DAS CACTÁCEAS, CACTODERA CACTI, EM PITAYA
Resumo
Fabáceas do gênero Crotalaria são comumente utilizadas como adubo verde sendo excelentes aliadas no controle cultural de vários fitonematoides por serem plantas antagonistas. Contudo, ainda não existem estudos dos efeitos nematicidas de crotalárias sobre Cactodera cacti, fitonematoide recentemente relatado no Ceará e que forma cistos, estruturas de resistência e de sobrevivência de difícil erradicação do solo infestado. Este fitopatógeno representa uma ameaça para cactáceas de importância comercial, como é caso da pitaya vermelha (Hylocereus costaricensis). Com isso, objetivou-se neste trabalho avaliar o uso de Crotalaria spectabilis (Cs) e de C. juncea (Cj) como controle do nematoide C. cacti. Os ensaios foram conduzidos na casa de vegetação (29±4ºC) e no Laboratório de Fitopatologia/CCA/UFC. Mudas das fabáceas com 10 dias foram produzidas em bandejas com substrato autoclavado. Vasos de 1kg, preparados com o mesmo substrato, foram infestados com 15 cistos ou 2.000 ovos do nematoide C. cacti. No dia seguinte à infestação, as mudas das duas espécies de crotalária foram transplantadas para esses vasos. O delineamento experimental utilizado foi o DIC, onde os tratamentos foram: T1- Cj em solo infestado com cistos; T2- Cj em solo infestado com ovos; T3- Cs em solo infestado com cistos; T4- Cs em solo infestado com ovos; T5- Pitaya em solo infestado com cistos; T6- Pitaya em solo infestado com ovos; T7- Pitaya em solo não infestado, todos com 6 repetições. Após 30 dias do transplantio, as crotalárias foram substituídas por mudas de pitaya a fim de se verificar se exsudatos radiculares liberados pelas fabáceas afetaram o fitonematoide. Após 45 dias, as pitayas foram retiradas do solo para observação do número de cistos, de ovos e o fator de reprodução do nematoide nas raízes. A expectativa é a de que os exsudatos radiculares das fabáceas antagonistas provoquem a redução da população do nematoide C. cacti do solo, independentemente do tipo de inóculo empregado.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.