USO DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NA SALA DE ESPERA DO CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos bolsistas de iniciação acadêmica do projeto “Saúde do estudante em foco: humanizar, acolher e promover! executado no Centro de Especialidades Médicas da Universidade Federal do Ceará (CEMUFC). O CEMUFC é uma unidade recém-criada de atendimento aos estudantes de graduação da UFC, onde são realizadas consultas de psiquiatria, clínica médica e ortopedia. A sala de espera do CEMUFC é um ambiente amplo e acolhedor, ideal para realização de atividades de educação e saúde. O referido estudo teve como objetivo informar, de forma lúdica, sobre os sintomas, medidas profiláticas e tratamentos das hepatites virais. A metodologia utilizada foi a criação e execução de duas paródias apresentadas na sala de espera para os discentes atendidos no CEMUFC, uma sobre hepatite A e a outra sobre hepatites B e C. A letra foi criada pelos bolsistas com base na literatura científica atual sobre o tema, utilizando as melodias das músicas “Mão” (Castelo Rá-Tim-Bum) e “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas). Para a execução, os três bolsistas elaboraram suas roupas e vestiram-se de vírus, seringa e profissional da saúde, onde por meio de violão e voz, repassaram as informações de forma bem-humorada e esclarecedora. Os resultados obtidos foram a interação entre discente-discente e a conscientização dos mesmos sobre as hepatites virais, onde se espera que todas as medidas sejam tomadas para prevenção da doença e, caso ocorra, sejam diagnosticados e tratados rápido e corretamente. Ademais, foi observado o repasse das informações aprendidas pelos discentes que assistiram às apresentações para os demais colegas da comunidade acadêmica através de mensagens nas mídias digitais, disseminando ainda mais as informações para a prevenção das hepatites virais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.