VULNERABILIDADES JUVENIS E SUAS ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UFC
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto Vulnerabilidades juvenis e suas estratégias de permanência universitária em tempos de pandemia na UFC. A pandemia da COVID - 19 no ano de 2020 trouxe mudanças consideráveis para a humanidade, o chamamento ao isolamento social interrompeu abruptamente as rotinas, sendo necessário a reinvenção das relações sociais que passaram a se estabelecer à distância. Estas modificações também se expressaram no contexto universitário, a continuidade das aulas de forma remota, a necessidade de adaptação ao novo formato aparecem como novos desafios a serem respondidos neste contexto. Vimos ainda, que as exigências trazidas pela pandemia revelaram as desigualdades sociais existentes no nosso país de uma forma singular, deixando as em evidência, dentre elas, questões habitacionais, a falta de emprego formal, o não acesso ou a dificuldade de acesso à internet para realização do trabalho por meio do home office, para participação das aulas on-line. Assim, percebemos que nem todos tem condições de cumprirem o isolamento social e realizarem plenamente suas atividades em regime remoto. Diante disto, o projeto aqui apresentado propõe-se apreender as condições de vulnerabilidades e identificar as estratégias de permanência universitária em tempos de pandemia da COVID -19 na UFC. Três eixos centrais nortearão a realização deste estudo: as condições socioeconômicas; de saúde; e de acesso aos meios digitais dos estudantes. A pesquisa terá como sujeitos, jovens discentes beneficiários da assistência estudantil da UFC nos anos 2020 e 2021. A metodologia para a realização da pesquisa consta de uma primeira fase em execução a realização de pesquisas bibliográfica e documental e elaboração das questões do instrumental para coleta de dados em formulário eletrônico; a segunda fase, será o envio do formulário aos sujeitos da pesquisa e sistematização e análise descritiva dos resultados obtidos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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