30 ANOS DO PET BIOLOGIA UFC: COMO O PROGRAMA IMPACTOU A VIDA PESSOAL E ACADÊMICA DE QUEM INTEGROU O GRUPO?
Resumo
O Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET Biologia UFC) foi criado em 1992, visando proporcionar aos alunos da graduação uma formação de excelência, trabalhando nos pilares de pesquisa, ensino e extensão, favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado quanto para a formação de um profissional crítico e atuante. Em 2022, o PET Biologia está completando 30 anos e este trabalho tem por objetivo relatar as ações para comemorar essa data importante na história do Programa. Então, foram convidados petianos e tutoras para participar de conversas em forma de podcasts e mesa redonda, a fim de compartilhar como o Programa impactou suas vidas. Além disso, as atividades foram amplamente divulgadas, com o intuito de promover visibilidade do PET Biologia e mostrar o destino dos estudantes formados nos cursos de Ciências Biológicas que foram integrantes do PET Biologia UFC. Foram gravados e publicados quatro episódios do podcast Navegando na Ciência na plataforma Spotify com a participação de petianos e tutoras, que relataram suas experiências dentro do programa. Em seguida, foi realizado o evento comemorativo dos 30 anos, que contou com a realização de uma mesa redonda formada por cinco petianos egressos, uma ex-tutora e tutora atual. O evento foi transmitido ao vivo no canal do PET Biologia, no YouTube. Durante o evento, petianos conduziram a mesa com perguntas sobre as experiências vividas dentro do PET. Os participantes compartilharam com os presentes os aprendizados que tiveram durante sua permanência no programa, além de dificuldades e conquistas que viveram em grupo. Assim, durante a realização da mesa redonda e da gravação dos podcasts, foi possível perceber o impacto do programa na vida pessoal e profissional dos egressos. Eles relataram, durante as duas atividades, como o PET Biologia ajudou a desenvolver habilidades, que até então eram desconhecidas por eles e que os auxiliou como profissionais que são hoje.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.