A ESTATÍSTICA ATUANDO NO DIREITO: JURIMETRIA
Resumo
A ciência do Direito tem que fazer valer a aplicação das normas jurídicas vigentes em uma nação. Contudo, em tempos de incertezas, a adesão a certas metodologias que afastam a realidade do estudo conceitual devido ao crescimento exponencial de processos jurídicos que acompanham o ritmo da sociedade, põe em risco a segurança jurídica. Uma técnica que pode garantir essa seguridade denomina-se Jurimetria, que nada mais é do que a estatística aplicada ao direito, e que dá suporte à área judicial por meio de análises quantitativas que oferecem inúmeras vantagens, como a facilidade na tomada de decisões e previsões de resultados envolvidos em determinadas análises. Tendo em vista o pouco conhecimento de tal técnica, uma vez que poucas pesquisas têm sido realizadas visando a sua divulgação, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo fazer o levantamento do número de artigos científicos publicados no Brasil sobre Jurimetria nos anos de 2010 a 2022, além de verificar as técnicas estatísticas mais adotadas, realizando uma pesquisa bibliográfica através das ferramentas: Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Dessa forma, espera-se, com o êxito desta pesquisa, obter um cenário da aplicação da estatística na área judicial e colaborar para a disseminação da jurimetria nos tribunais e escritórios de advocacia, trazendo mais imparcialidade, precisão e prognósticos baseados em estatísticas fundamentadas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Nunes Martins, E., Avillê Barbosa de Sousa, M., & Targino Nojosa, R. (2022). A ESTATÍSTICA ATUANDO NO DIREITO: JURIMETRIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1230. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85987
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.