A EVASÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Bianca Morais de Lima
  • Carina Sousa de Freitas
  • Monalisa Soares Lopes

Resumo

A evasão de alunos na Universidade pública é uma realidade que atinge diversos cursos, sobretudo das Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Sob esta ótica, procurar a solução para esta problemática é fundamental a fim de evitar a saída dos discentes do curso e promover uma melhor profissionalização e ensino dos futuros professores, pesquisadores e profissionais da área. Visando compreender os fatores que causam esse fenômeno, o Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais (PET), elaborou um questionário que abrangeu as implicações que resultam na desistência de discentes do curso citado. Dessa forma, o questionário será aplicado no corpo discente através da plataforma de formulários do Google e de maneira presencial. O questionário foi desenvolvido baseado em questionários desenvolvidos por Universidades públicas de outros estados como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Além disso, as questões trabalhadas foram adaptadas para a realidade do nosso estado e incluíram aspectos como: alunos com vulnerabilidades socioeconômicas, relação professor-aluno, alunos de outros estados e grupos que são atravessados por fatores raciais e de gênero. Com esse instrumento de pesquisas pretendemos compreender o papel dos auxílios financeiros, auxílios moradia, atendimento psicológico, alimentação, dos métodos didáticos, das ementas, do diálogo entre docentes e discentes desempenham na permanência dos estudantes na Universidade. Com os dados que buscamos obter esperamos subsidiar a tomada de ação para minoração da problemática.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Morais de Lima, B., Sousa de Freitas, C., & Soares Lopes, M. (2022). A EVASÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1232. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85989

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial