A EVASÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
A evasão de alunos na Universidade pública é uma realidade que atinge diversos cursos, sobretudo das Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Sob esta ótica, procurar a solução para esta problemática é fundamental a fim de evitar a saída dos discentes do curso e promover uma melhor profissionalização e ensino dos futuros professores, pesquisadores e profissionais da área. Visando compreender os fatores que causam esse fenômeno, o Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais (PET), elaborou um questionário que abrangeu as implicações que resultam na desistência de discentes do curso citado. Dessa forma, o questionário será aplicado no corpo discente através da plataforma de formulários do Google e de maneira presencial. O questionário foi desenvolvido baseado em questionários desenvolvidos por Universidades públicas de outros estados como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Além disso, as questões trabalhadas foram adaptadas para a realidade do nosso estado e incluíram aspectos como: alunos com vulnerabilidades socioeconômicas, relação professor-aluno, alunos de outros estados e grupos que são atravessados por fatores raciais e de gênero. Com esse instrumento de pesquisas pretendemos compreender o papel dos auxílios financeiros, auxílios moradia, atendimento psicológico, alimentação, dos métodos didáticos, das ementas, do diálogo entre docentes e discentes desempenham na permanência dos estudantes na Universidade. Com os dados que buscamos obter esperamos subsidiar a tomada de ação para minoração da problemática.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Morais de Lima, B., Sousa de Freitas, C., & Soares Lopes, M. (2022). A EVASÃO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1232. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85989
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.