A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COLETIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PETIANO-PESQUISADOR
Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) da Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) é composto pelos três pilares fundamentais da Universidade, desenvolvendo atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão. A Pesquisa Coletiva, uma das atividades desenvolvidas pelo Programa, atualmente conta com três diferentes eixos que dialogam e se encontram dentro de uma temática central, a Geografia da Alimentação. A Pesquisa Coletiva tem como objetivo apurar dados a respeito da produção e consumo de produtos agropecuários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), avaliando desafios em relação aos fluxos de alimentos encontrados na metrópole e o papel da agricultura no meio urbano. Visa, assim, o desenvolvimento e elaboração de um viés participativo e de aprendizado no âmbito do petiano-pesquisador, integrando os diferentes bolsistas do Programa através de trocas de experiências e conhecimentos, além de estabelecer um contato direto com os métodos e técnicas do desenvolvimento de uma pesquisa. A metodologia da atividade iniciou-se com o levantamento bibliográfico de artigos, dissertações e teses, além de notícias pertinentes à temática. Depois, seguiu-se com uma cooperação entre os bolsistas para a realização de pesquisas em campo em órgãos públicos de alguns dos municípios integrantes da RMF, com a utilização de questionários aplicados com produtores agropecuários, que permitiram o levantamento de dados acerca do tema. Os resultados pertinentes da atividade têm demonstrado que os estudantes vinculados ao PET Geografia conseguem desenvolver a pesquisa através de práticas ativas, atreladas às orientações desenvolvidas pelo tutor e co-tutor. Sendo assim, a atividade tem permitido com que os petianos desenvolvam um olhar de pesquisador-crítico, capaz de unir a prática e a teoria da ciência, além de integrar os diferentes membros com trocas de experiências e aprendizados.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
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