A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO À AUTONOMIA DA CRIANÇA EM SEU PROCESSO CRIATIVO DE APRENDIZADO: UM RECORTE DO ESTUDO DESENVOLVIDO NO PROJETO CLUBE DE ESCRITA CRIATIVA, DO PET PEDAGOGIA
Resumo
A alfabetização é um dos processos educativos de grande relevância na vida da criança, sendo assim ponto imprescindível na formação dos pedagogos. Visto isso, o Clube de Escrita Criativa, do PET pedagogia, é um projeto que busca oferecer, de forma lúdica, a escrita de forma criativa para alunos do ensino fundamental em anos iniciais, indo além dos métodos tradicionais de alfabetização, estimulando também a livre expressão e criatividade da criança. O projeto foi criado por bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará), e sua atuação contempla o que conhecemos por tripé universitário: Ensino, Pesquisa e Extensão. Levando em consideração o contexto pandêmico vivenciado, tornou-se irrealizável a parte extensiva do projeto durante o primeiro semestre de 2022, portanto foi utilizado como metodologia durante esse período, para discussões e debates, a pesquisa bibliográfica com base na teoria da psicogênese da escrita, quebrando a visão tradicional de aprendizado repetindo e memorizando o alfabeto e a substituindo pela apropriação de um sistema notacional, sendo um processo longo e contínuo. Dado tal pesquisa, conclui-se notar a necessidade de respeitar a autonomia da criança em seu processo de escrita, deixando-a livre para passar por todas as etapas de alfabetização em seu próprio tempo, sem que seja forçada a lidar com aquilo que ainda não está preparada, tendo suas próprias respostas sobre: O que as letras representam e como as letras criam representações. Pretende-se, a partir dos conhecimentos prévios e adquiridos durante as reuniões previstas para o segundo semestre de 2022, levar esses conhecimentos para escolas públicas e, através de atividades lúdicas, incentivar o alfabetizando a desenvolver interesse e aperfeiçoar seu processo de escrita a partir das atividades propostas pelas bolsistas em seu período de atuação, sempre respeitando seus limites e interesses.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Emanuela Moura de Sousa, M., Edimila Duarte de Morais, A., & Gerardo Vasconcelos, J. (2022). A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO À AUTONOMIA DA CRIANÇA EM SEU PROCESSO CRIATIVO DE APRENDIZADO: UM RECORTE DO ESTUDO DESENVOLVIDO NO PROJETO CLUBE DE ESCRITA CRIATIVA, DO PET PEDAGOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1243. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86000
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.