A RELAÇÃO ENTRE OS (AS) ASSENTADOS (AS) E SEUS QUINTAIS PRODUTIVOS NO ASSENTAMENTO LAGOA DO MINEIRO, ITAREMA (CEARÁ)
Resumo
Os quintais produtivos são sistemas que possuem foco em uma produção diversificada. Geralmente possuem cultivo de hortaliças, frutíferas, plantas medicinais e criação de animais de pequeno porte, como galinhas e porcos. Esses quintais têm por finalidade proporcionar as famílias agricultoras uma maior segurança alimentar, uma maior valorização da terra e auxílio no sustento familiar. O objetivo deste trabalho é identificar a relação existente entre agricultores(as) e seus quintais produtivos. Para isso, foi utilizada como metodologia a vivência de campo, atividade do PET Agrárias, no qual proporcionou visitas, conversas e aplicação de questionários. O local da pesquisa foi o assentamento Lagoa do Mineiro em Itarema no Ceará. Foram entrevistadas 61 famílias, do qual aproximadamente 77% das entrevistadas informaram possuir quintais produtivos. A partir da coleta dos dados se pode afirmar que a relação dos quintais produtivos com as famílias assentadas ocorre a partir da forma de produção, da escolha das culturas e da opção de uma agricultura saudável. Em consequência disso, se observa a melhoria dos hábitos alimentares, a redução de gastos com alimentação, maior diversidade de produtos, além de uma maior segurança alimentar. Essa relação com os quintais também se expressa através do trabalho continuado e sistemático envolvendo a família na lida diária. Conclui-se que há uma relação positiva e de grande importância entre as pessoas e seus quintais, pois grande parte da produção é para o autoconsumo, além da autonomia que se gera quanto à produção, com a garantia de haver alimentação para a família. Também foi possível observar a contribuição dessa produção para a segurança alimentar das pessoas que envolve a disponibilidade, quantidade e qualidade dos alimentos. E isso é identificado com a produção de alimentos frescos e nutritivos, pelo ciclo mais curto entre a colheita e o consumo e mais saudáveis, pelo não uso de agrotóxicos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.