A RELEVÂNCIA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Paulo Germano Pereira do Nascimento
  • Francisca Wanessa Ribeiro Braga
  • Paula Bianchi Costa
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumo

Em 1857, durante o império de Dom Pedro II, foi fundada a primeira instituição capaz de proporcionar uma educação de qualidade para as pessoas surdas no Brasil, o INES. Atualmente a educação dos surdos ainda está muito a desejar, com grandes déficit de profissionais e escolas adequadas, de modo que a comunidade surda ainda se encontra marginalizada na sociedade moderna. Com isso, objetiva-se analisar a relevância da LIBRAS, a fim de ressaltar a importância da posição do surdo na sociedade. A metodologia empregada neste estudo teve uma abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Ao longo do tempo, várias foram as formas de ensinar as crianças surdas a se comunicarem, dentre elas o Oralismo, que objetivava fazer com que o surdo aprendesse a falar (de forma oral), considerado na época como único meio social de interação do homem na sociedade. Depois veio a Comunicação Total, defendendo a utilização de qualquer meio de comunicação e/ou recurso linguístico para facilitar a comunicação. Por fim surgiu o Bilinguismo, que tem como pressuposto básico que o surdo primeiramente seja exposto e tenha acesso à língua de sinais, considerada a sua língua natural, e a uma segunda língua, no caso, a utilizada em seu país. Tendo a necessidade de o surdo ser bilíngue, há a necessidade de que a criança, desde muito nova, possua contato com pessoas que já tenham adquirido tal língua. Entretanto, como essa criança poderia ter o acesso a esse contato quando a LIBRAS ainda é uma língua tão marginalizada pela sociedade? Destarte, neste trabalho, tem-se como desfecho a relevante importância da Língua Brasileira de Sinais, pois, baseada na interação social e aprendizagem, ela propicia a melhor comunicação e compreensão entre surdos e ouvintes, elimina incorretas interpretações e proporciona a integração, diminuindo a distância entre ouvintes e não ouvintes que existia antes da Lei da Língua Brasileira de Sinais, proposta em 2002.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial