ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA GRADUAÇÃO EM MÚSICA DO ICA/UFC
Resumo
O presente trabalho aborda uma ação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Musical Inclusiva (GREMI), ligado ao PET Educação Musical, no acompanhamento de estudantes que possuem necessidades educativas específicas (NEE), matriculados no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. O objetivo da ação aqui apresentada é dar suporte a esses estudantes e aos docentes do curso com o intuito de garantir a inclusão desses discentes, evitando o insucesso escolar e a evasão dos mesmos. Dos três estudantes acompanhados pelo grupo, dois possuíam deficiência visual, sendo um estudante cego e outro com baixa visão, e o terceiro apresentava paralisia cerebral. Durante os dois semestres de 2022, acompanhamos o cotidiano desses estudantes, com o intuito de compreender os principais obstáculos a um bom desempenho acadêmico dos mesmos, bem como definir os diversos níveis de adaptação (atitudinal, comunicacional, arquitetônica etc.) necessários para a efetivação da inclusão desses discentes. Em seguida, foram realizadas, em parceria com os professores do curso, adaptações principalmente no material didático empregado nas disciplinas, utilizando Musicografia Braille para transcrição das partituras utilizadas e descrição de imagens e áudio-descrição de vídeos/filmes. Além disso, os bolsistas que participam do GREMI realizaram sessões de monitoria junto a esses estudantes, com o intuito de apoiá-los na realização das atividades das disciplinas. A experiência com estudantes com deficiência e necessidades educativas especiais (NEE) nos revelou que é sempre necessário respeitar as demandas individuais de aprendizagem no trabalho docente. Assim, mesmo estudantes com deficiências semelhantes exigirão posturas individualizadas por parte do educador, que deverá adaptar seu trabalho aos diferentes tempos e estilos de aprendizagem de cada indivíduo.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Leonardo dos Santos Gomes, F., Girão Maia, L., Alves da Silva, S., & Silveira Viana Junior, G. (2022). ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA GRADUAÇÃO EM MÚSICA DO ICA/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1252. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86009
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.