APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE REESTRUTURAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDO DO PET QUÍMICA UFC

Autores

  • Milena Carlota Lima
  • Railson Souza Chagas
  • Gean Barbosa de Melo
  • Leticia Kelly Linhares de Sousa
  • Maria das Gracas Gomes

Resumo

Ao longo da graduação muitas disciplinas são consideradas desafiantes pelos estudantes, seja pela extensão ou complexidade do conteúdo. Diante disso, a realização de grupos de estudo, ambientes no qual os alunos se reúnem para estudar uma disciplina específica, pode contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. O grupo PET Química UFC forma semestralmente grupos voltados às matérias cursadas pelos petianos, os quais são abertos para estudantes da graduação. Entretanto, observou-se durante os semestres remotos, e no primeiro com retorno presencial, 2022.1, que os participantes não se sentem motivados a participar dos encontros, sendo essa participação, geralmente, restrita aos períodos de avaliações. Notou-se, ainda, que quando ocorrem, as reuniões se assemelham muito a monitorias, nas quais apenas o petiano responsável tira dúvidas ou resolve exercícios sobre o conteúdo. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar possibilidades para a reestruturação dos grupos ofertados pelo PET, de modo a promover um ambiente de maior envolvimento dos participantes e de maior aprendizado. Para tanto, buscou-se na literatura metodologias de ensino que poderiam ser aplicadas ao caso. Uma alternativa é a Aprendizagem Cooperativa, a qual prevê a formação de pequenos grupos em que todos os integrantes têm a oportunidade de participar da tarefa coletiva designada. Em meio aos grupos do PET deste semestre, o caminho adotado com base na Aprendizagem Cooperativa foi dividir em tópicos o conteúdo a ser estudado em um encontro. Assim, cada participante estudava individualmente algo, e logo após explicava o mesmo aos demais. Ao final, um exercício no qual todos os pontos estudados estivessem inseridos era discutido. Após a aplicação, comparou-se as opiniões coletadas, em formulários online, dos participantes de semestres anteriores e do atual. Com isso, observou-se que os alunos participaram mais ativamente do projeto e, dessa forma, este auxiliou positivamente nas disciplinas.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial