APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO FERRAMENTA DO APRIMORAMENTO DA BUSCA, LEITURA E COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA DE ESTUDANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A linguagem científica tem uma grande importância na sociedade pois comunica resultados da investigação científica mas dominá-la pode ser uma dificuldade. Dessa forma, o Programa de Educação Tutorial (PET/UFC- Farmácia) elaborou o projeto denominado Apresentação de Artigos Científicos. O projeto faz parte do eixo de pesquisa do PET e tem o objetivo de estimular a busca, a leitura e o conhecimento da linguagem científica em integrantes do programa através da pesquisa e apresentação de artigos científicos. As apresentações ocorreram durante as reuniões do grupo de forma presencial entre os dias 19 de maio a 07 de julho.A plataforma de busca, para a pesquisa do material, ficou a critério dos participantes, contudo, o artigo deveria ter sido publicado entre os anos de 2015 a 2022. Cada equipe recebeu um formato para a apresentação de slides que continha os seguintes tópicos: introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão e conclusão. Ao final da apresentação, cada dupla ou trio foi avaliado pelo grupo através de um formulário onde os membros pontuaram em uma escala de ótimo a ruim, a explicação dos componentes do artigo (introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão, e conclusão) e a oralidade da equipe (uso de linguagem e domínio técnico, habilidade de responder perguntas e se adequar ao tempo, qualidade dos slides e postura profissional). Foram realizadas 5 apresentações sobre temas pertinentes ao curso, como uso racional de medicamentos e diabetes mellitus, entre outros. Em média, cada dupla foi avaliada por 12 integrantes do grupo, e de modo geral, os grupos receberam avaliação ótima nas apresentações, enquanto que no quesito oralidade, a maioria também obteve avaliação ótima. Diante do exposto, ao instigar a busca, leitura e apresentação, os membros puderam estar em contato com produções científicas, desenvolvendo a criticidade de escolha, a compreensão da linguagem científica, a desenvoltura e postura nas apresentações.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Pereira de Araujo, M., Gomes de Oliveira, G., Almeida, J. da S., Vitória Araújo Duarte, N., Diógenes Magalhães, V., & Rodrigues Romero, N. (2022). APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO FERRAMENTA DO APRIMORAMENTO DA BUSCA, LEITURA E COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA DE ESTUDANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1263. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86020
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.