ASPECTOS RELEVANTES RELACIONADOS À PARTICIPAÇÃO DO PET ZOOTECNIA EM FEIRAS DAS PROFISSÕES.
Resumo
O curso de Zootecnia é relativamente novo no estado do Ceará, com a primeira turma, da Universidade Federal do Ceará sendo iniciada no ano 2000. Sendo assim, poucos pessoas conhecem o curso ou entendem o que de fato faz um zootecnista. A fim de mudar esse cenário, o PET Zootecnia tem como uma de suas atividades, participar de feiras das profissões para divulgar e explicar o curso para os alunos de ensino médio. No ano de 2022, o grupo participou de três feiras das profissões, nos colégios César Cals, Darcy Ribeiro e Juarez Távora, todos da rede de ensino público, onde foram expostos banners que mostravam as áreas de atuação do zootecnista, além de alguns materiais como ração, feno, balde de ordenha, teste California Mastitis Test (CMT) e algumas peças de ossos de um bovino, o que chamava bastante a atenção dos alunos. Os alunos demonstraram muita curiosidade para entender o curso e as diferenças com a Medicina Veterinária e com a Agronomia, além de dúvidas sobre o mercado de trabalho e perspectivas para o futuro da profissão. Um outro ponto bastante importante da participação do grupo em feiras das profissões é quanto a desmistificação tanto sobre o curso quanto sobre a produção animal, em que sempre havia questionamentos sobre o uso de hormônio em frangos, produção de Gases de Efeito Estufa (GEE) e maus tratos. Os membros do PET assumiam o papel de instruir os estudantes a entenderem o que de fato ocorre na produção animal, tendo sempre boas respostas dos ouvintes quando essas dúvidas e questionamentos eram sanados. Sendo assim, pode-se constatar que a presença do PET Zootecnia nas feiras das profissões é imprescindível na divulgação do curso, para que os alunos possam conhecê-lo e assim terem mais uma opção para escolher no vestibular ou em adquirir conhecimento básico a respeito da produção animal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.