ASSESSORIA E INSURGÊNCIA: ARQPET NO ACOMPANHAMENTO DO TERRITÓRIO DA ZEIS DO BOM JARDIM
Resumo
Inserida no contexto de produção desigual do espaço urbano, 44% da população de Fortaleza vive em assentamentos informais. Por isso, é necessário contribuir para o planejamento urbano insurgente e reivindicar a atuação dos agentes produtores da cidade. Nesse sentido, o ArqPET executa assessorias técnicas no apoio às movimentações territoriais, numa instância articulada socialmente, como na Frente de Luta por Moradia Digna, ou em territórios, como o Grande Bom Jardim (GBJ). Esse resumo relata a contribuição do PET ao Observatório da ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) Bom Jardim. A ZEIS do Bom Jardim tem sido assessorada desde 2013. No último ano, as ações se concentraram no monitoramento das iniciativas de urbanização no território, tendo como documento referência o Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF), aprovado em dezembro de 2020 após anuência do Conselho Gestor da ZEIS. O objetivo do acompanhamento é auxiliar os moradores, dando visibilidade e suporte às discussões com o poder público. Tais objetivos se concretizam por meio da participação de membros do ArqPET em atividades relacionadas à luta e à produção do espaço, para os quais o PET participa da organização de campanhas e da elaboração de documentos, a exemplo da Caravana de Saneamento Ambiental, realizada em julho deste ano. Desse modo, a articulação em prol da defesa da ZEIS tem se mostrado positiva tanto para os moradores e organizações quanto para os alunos. Além do embasamento técnico e do suporte e divulgação dos movimentos, os membros do PET ambientam-se com o modelo de produção da cidade, marcada por desigualdades que acentuam e reproduzem a exclusão de territórios periféricos, como o do Bom Jardim. Assim, os resultados observados ao longo dos anos, com destaque para o pós-pandemia, reforçam a importância e a necessidade da assessoria técnica e do estudo e visibilização das lutas espaciais junto aqueles que produzem, consomem e transformam a cidade que muitos tentam apagar.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Gomes, M. do N., Weber, V., Pessoa Viana, I., & Figueiredo Sampaio Freitas, C. (2022). ASSESSORIA E INSURGÊNCIA: ARQPET NO ACOMPANHAMENTO DO TERRITÓRIO DA ZEIS DO BOM JARDIM. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1267. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86024
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.