ATIVIDADES ESPORTIVAS NÁUTICAS COMO MOBILIZADORAS NA POPULARIZAÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS ÀS CIÊNCIAS DO MAR
Resumo
Atividades esportivas são capazes de integrar pessoas de origens diversas. Praticadas no meio acadêmico podem auxiliar na criação de ambientes participativos e lúdicos, reforçando laços entre discentes, técnicos e docentes. A I Edição da Copa Oceanográfica, realizada pelo PET Oceanografia (UFC) em junho de 2022 congregou a participação de docentes e discentes do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), por meio de quatro modalidades esportivas: basquete, vôlei de praia, carimba e futebol de areia. As atividades esportivas celebraram o último dia de atividades promovidas em alusão ao Dia do Oceanógrafo (8 de junho), e demonstraram-se capazes de estreitar princípios de igualdade e cooperação entre os participantes, também fora do ambiente acadêmico. Desta forma, a promoção e incentivo à prática de esportes, especialmente de modalidades náuticas, podem ser meios saudáveis e divertidos também de difusão de princípios de uma cultura marítima. Os ambientes litorâneos nos quais as modalidades são praticadas podem promover percepções e debates sobre questões maiores, relacionadas aos efeitos de ações humanas sobre os ecossistemas e a biota marinha. Assim, o PET Oceanografia espera seguir promovendo atividades similares, que chamem a atenção da comunidade acadêmica e da população em geral, para a responsabilidade que temos com os espaços coletivos, apresentando e discutindo sobre as possíveis consequências de ações antrópicas inadequadas, especialmente sobre os ecossistemas costeiros e litorâneos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.