CANAL PET TELECOM NO YOUTUBE COMO UMA ACÃO INTEGRATIVA AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

  • Mikael Ribeiro Camelo
  • Anderson de Almeida Evangelista
  • Eduarda Gurgel Dutra Rodrigues
  • Jordana Nascimento Farias
  • Nathália Cristina Santos
  • Joao Batista Rosa Silva

Resumo

A desmotivação é algo que impacta diretamente, de forma negativa, o desempenho e que afeta todo aluno em algum momento da sua caminhada acadêmica Sendo assim, observando o contexto e avaliando as possíveis causas dessa realidade no curso de Engenharia de Telecomunicações, percebeu-se que duas se destacam, principalmente entre os estudantes ingressantes: a falta de uma melhor integração do calouro ao curso e à universidade. Por essa razão, valendo-se do fato de que as mídias digitais, nos dias atuais, estão cada vez mais em evidência, utilizando o YouTube, o qual é uma plataforma de vídeos interativos que é muito difundida especialmente entre os jovens. Assim. o PET Engenharia de Telecomunicações criou um canal com o objetivo de oferecer apoio aos estudantes e atenuar essa situação, por meio da produção de vídeos curtos e objetivos. Neste canal, os conteúdos estão relacionados às suas vivências na universidade, cujos temas dos vídeos variam de acordo com o que com as necessidades do corpo discente, consideram mais útil no que se refere ao conhecimento do funcionamento da universidade, por exemplo: a localização de departamentos e edíficos no campus, funcionamento do restaurante universitário e das bibliotecas, etc. Esse projeto além de ajudar àqueles que já são alunos do curso, também visa atender os demais alunos ingressantes da universidade no campus do Pici, durante essa transição do ensino médio para o ensino superior, bem como são úteis para promoção do curso entre os alunos pré-universitários, oferecendo-lhes informações úteis sobre o curso de Engenharia de Telecomunicações e entender um pouco, previamente, sobre o ambiente que o aguarda, o mundo universitário.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial