CANAL PET TELECOM NO YOUTUBE COMO UMA ACÃO INTEGRATIVA AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
Resumo
A desmotivação é algo que impacta diretamente, de forma negativa, o desempenho e que afeta todo aluno em algum momento da sua caminhada acadêmica Sendo assim, observando o contexto e avaliando as possíveis causas dessa realidade no curso de Engenharia de Telecomunicações, percebeu-se que duas se destacam, principalmente entre os estudantes ingressantes: a falta de uma melhor integração do calouro ao curso e à universidade. Por essa razão, valendo-se do fato de que as mídias digitais, nos dias atuais, estão cada vez mais em evidência, utilizando o YouTube, o qual é uma plataforma de vídeos interativos que é muito difundida especialmente entre os jovens. Assim. o PET Engenharia de Telecomunicações criou um canal com o objetivo de oferecer apoio aos estudantes e atenuar essa situação, por meio da produção de vídeos curtos e objetivos. Neste canal, os conteúdos estão relacionados às suas vivências na universidade, cujos temas dos vídeos variam de acordo com o que com as necessidades do corpo discente, consideram mais útil no que se refere ao conhecimento do funcionamento da universidade, por exemplo: a localização de departamentos e edíficos no campus, funcionamento do restaurante universitário e das bibliotecas, etc. Esse projeto além de ajudar àqueles que já são alunos do curso, também visa atender os demais alunos ingressantes da universidade no campus do Pici, durante essa transição do ensino médio para o ensino superior, bem como são úteis para promoção do curso entre os alunos pré-universitários, oferecendo-lhes informações úteis sobre o curso de Engenharia de Telecomunicações e entender um pouco, previamente, sobre o ambiente que o aguarda, o mundo universitário.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.