CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA DISCENTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
A presente pesquisa teve como problema central analisar a formação acadêmica dos docentes nas escolas diante do novo paradigma educacional, em que as crianças com transtornos de aprendizagem tendem a ser excluídas pela sociedade e consequentemente pelas escolas, impossibilitando esses indivíduos de ingressarem no mercado de trabalho e de terem uma vida social saudável. Ademais, a educação é indispensável para o exercício da cidadania, pois é através da educação que o indivíduo desenvolve seu senso crítico e adquire conhecimentos para exercer uma profissão. Com isso, buscando um sistema mais igualitário, em 1994 foi instituída pela Conferência Mundial da Educação Especial a Declaração de Salamanca, que assegurava que toda criança tem direito fundamental à educação e deve lhe ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem, a qual foi colocada em prática. Foi através dessa declaração que surgiram os primeiros passos para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nos âmbitos escolares, tornando a educação mais acessível e viável. A situação com respeito à educação especial varia de um país a outro. Existem países com os seus próprios sistemas e escolas especializadas em educação especial. Os profissionais destas instituições especiais possuem nível de conhecimento necessário à identificação precoce de crianças especiais. O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Assim, no Brasil, as concepções que norteavam a educação especial enfatizavam o modelo médico, caracterizado pela descontextualização da deficiência. Entre várias mudanças, a mais notável e efetiva quanto à educação inclusiva ocorreu através da Resolução nº 2, de 2001, que determinava que os sistemas de ensino devem matricular os alunos atendendo às suas demandas e necessidades individuais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.