CAPACITAÇÕES CIENTÍFICAS DIRECIONADAS PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A especialização está cada vez mais imprescindível na carreira. Tendo em vista que o foco da graduação é a formação generalista, capaz de atender às demandas da comunidade. Por outro lado, o curso não explora exercícios que simulem a prova de seleção para residência médica.O grupo PET Medicina identificou esta carência e realizou uma atividade para ajudar os acadêmicos interessados em realizar residência. OBJETIVOS: Contextualizar e sedimentar o conhecimento médico mediante questões de residência, habituando-se os PETianos ao estilo das questões, fornecendo mais confiança na prestação desses certames, após a graduação. METODOLOGIA: Durante o ano de 2022, foram feitos dois encontros presenciais sobre as especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Pneumologia, uma vez que essas temáticas perfazem um percentual importante das provas. Duas duplas, uma por encontro, apresentaram durante 1h30min a discussão de questões. Ao final foi passado um formulário de avaliação, organizado em escala Likert (com pontuação de 1 a 5). RESULTADOS: A variável com menor pontuação foi a questão “O tema foi aprofundado de maneira adequada?", com uma média de 4,5 de 5 (90%). 100% da amostra conferiu nota ≥ 4 nas variáveis. As apresentações foram avaliadas com nota máxima por 100% dos participantes quanto à participação do público e à relevância para a formação. Nos comentários sobre a apresentação, 50% da amostra apontou a necessidade de manejar melhor o tempo (dado convergente com a menor pontuação conferida ao aspecto “aprofundamento”). CONCLUSÃO: A capacitação científica com questões de residência foi muito bem avaliada pelos membros do PET Medicina quanto à clareza, à abordagem com segurança, ao aprofundamento, ao preenchimento de lacunas/relevância para a formação, à preparação de material e à oportunidade de participação; apesar de menos bem avaliada quanto ao aprofundamento do tema.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.