CAPACITAÇÕES CIENTÍFICAS DIRECIONADAS PARA AS PROVAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Yago Eloy Souza Barbosa
  • Aureliana Alves de Melo
  • Diogo Augusto de Araújo dos Santos
  • Jamille Teles Medeiros
  • João Pedro Venancio Lima
  • Diego Veras Wilke

Resumo

INTRODUÇÃO: A especialização está cada vez mais imprescindível na carreira. Tendo em vista que o foco da graduação é a formação generalista, capaz de atender às demandas da comunidade. Por outro lado, o curso não explora exercícios que simulem a prova de seleção para residência médica.O grupo PET Medicina identificou esta carência e realizou uma atividade para ajudar os acadêmicos interessados em realizar residência. OBJETIVOS: Contextualizar e sedimentar o conhecimento médico mediante questões de residência, habituando-se os PETianos ao estilo das questões, fornecendo mais confiança na prestação desses certames, após a graduação. METODOLOGIA: Durante o ano de 2022, foram feitos dois encontros presenciais sobre as especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Pneumologia, uma vez que essas temáticas perfazem um percentual importante das provas. Duas duplas, uma por encontro, apresentaram durante 1h30min a discussão de questões. Ao final foi passado um formulário de avaliação, organizado em escala Likert (com pontuação de 1 a 5). RESULTADOS: A variável com menor pontuação foi a questão “O tema foi aprofundado de maneira adequada?", com uma média de 4,5 de 5 (90%). 100% da amostra conferiu nota ≥ 4 nas variáveis. As apresentações foram avaliadas com nota máxima por 100% dos participantes quanto à participação do público e à relevância para a formação. Nos comentários sobre a apresentação, 50% da amostra apontou a necessidade de manejar melhor o tempo (dado convergente com a menor pontuação conferida ao aspecto “aprofundamento”). CONCLUSÃO: A capacitação científica com questões de residência foi muito bem avaliada pelos membros do PET Medicina quanto à clareza, à abordagem com segurança, ao aprofundamento, ao preenchimento de lacunas/relevância para a formação, à preparação de material e à oportunidade de participação; apesar de menos bem avaliada quanto ao aprofundamento do tema.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial