CINEPET: UM DIÁLOGO ENTRE O CINEMA E A HISTORIOGRAFIA
Resumo
Um dos três pilares do Programa de Educação Tutorial é o ensino, e pensando a partir disso, foi proposto o trabalho interdisciplinar que poderia ser feito entre os bolsistas do programa e os alunos da graduação do curso de História. Na História entendemos a importância do contato com os mais diferentes tipos de fonte, isso enriquece o saber historiográfico. Partindo disso, decidiu-se utilizar o cinema como fonte, uma vez que os usos do cinema estão para além do entretenimento. Por meio da produção cinematográfica, é possível vislumbrar as tensões sociais, as articulações de poder, os embates políticos entre as diferentes vertentes ideológicas, a experiência temporal de grupos diversos, entre outras dimensões do saber histórico. Nesse sentido, compreender as condições de produção, as formulações dos discursos, a elaboração das narrativas e a circulação dos filmes permite ao historiador acessar indícios dos desejos, das pretensões e do imaginário social. Diante disso, a proposta foi trabalhar o pensamento historiográfico a partir do olhar cinematográfico, embasando as discussões sempre em textos teóricos de disciplinas da graduação que estão sendo assistidas pelo CinePET. O método é, costumeiramente, escolher um filme que esteja articulado com interesses e leituras feitas por membros do grupo, realizar a divulgação do mesmo, assim como da data de exibição, dada com todos em uma sala, em conjunto, pensando no debate que sempre se dá logo em seguida. O objetivo, de forma bastante sintética, é prestar suporte tanto aos professores, como também aos colegas de curso auxiliando em possíveis dúvidas ou questionamentos, além de promover a ressignificação histórica de alguns filmes que antes, talvez, os alunos não pensassem historicamente.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.