CRIAÇÃO DE PEÇAS GRÁFICAS PARA O INSTAGRAM DO PET DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Andre Lucio Eloi de Souza Filho
  • Fernanda Luisa Martins Vasconcelos Filiú
  • Guilherme Siqueira Evangelista
  • Lóren Caroliny Souza Elias
  • Rodrigo Gomes Machado
  • Robson da Silva Braga

Resumo

A comissão de criação de peças gráficas do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação da UFC, o PETCom, desenvolve produtos visuais para divulgar -- nas redes sociais e demais plataformas -- as ações desenvolvidas pelo programa. Exemplo disso seriam as logomarcas de ações específicas, a produção de camisetas personalizadas, as artes postadas no Instagram e os certificados e formulários de inscrição nas ações do PET. O objetivo central dos envolvidos no núcleo de criação foi alinhar signos visuais, tipografia e cores à construção de uma identidade para o PETCom, tornando-o marcante e reconhecível em suas manifestações, de modo alusivo às modalidades de marketing como iniciativas de estabelecimento nos meios ocupados pelo programa. Houve, também, a escolha da segmentação dos modelos visuais conforme a ramificação das funções exercidas pelo PETCom, ou seja, as ações de ensino, pesquisa e extensão ganharam identidades visuais heterogêneas entre si com a finalidade de realçá-las no palanque das produções voltadas para o ambiente digital, permitindo maior discernimento acerca da pluralidade dos projetos desenvolvidos pelo programa, que variam das semanas de Jornalismo (SEJOR) ou Publicidade e Propaganda (SPP), cuja sazonalidade é semestral, até a produção de newsletters, que ocorrem com maior frequência – semanalmente. Houve uma mescla das comissões de criação e mídia em consonância com as necessidades simultâneas de cada grupo, tendo em vista os benefícios proporcionados por essa integração em prol do desenvolvimento de iniciativas que expandem o engajamento do público que acompanha o PETCom, assim como o acréscimo de fator humano no âmbito digital por intermédio de estratégias que envolvem a participação direta dos membros na gravação de peças voltadas para a divulgação dos acontecimentos nos cursos de Comunicação. Referências: DUARTE, Thais Jerônimo. Criação publicitária: evolução, linguagem e processo. Curitiba: Editora Appris, 2016.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial