DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MOBILE PARA OS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES UTILIZANDO UMA PLATAFORMA NO-CODE

Autores

  • Eduarda Gurgel Dutra Rodrigues
  • Anderson de Almeida Evangelista
  • Jordana Nascimento Farias
  • Mikael Ribeiro Camelo
  • Nathália Cristina Santos
  • Joao Batista Rosa Silva

Resumo

Nos dias atuais, com a grande incidência de celulares, tablets e outros dispositivos portáteis entre a população, se torna cada vez mais difícil não pensar na utilização de algum aplicativo. De fato, até certo ponto os nossos dispositivos pessoais são permeados por algum tipo de aplicação útil em determinado aspecto e a importância da portabilidade das aplicações para os dispositivos móveis é tal que a ausência de responsividade bem-feita, isto é, a adaptabilidade de uma aplicação para diferentes tamanhos de tela, pode acarretar em um programa que não seja bem-visto. Dispondo dessas características, o PET de Engenharia de Telecomunicações (PET Telecom) abraçou a tendência do desenvolvimento mobile e tomou a iniciativa de criar um aplicativo voltado para os discentes do curso. A ideia é atrelada ao interesse de se ter uma aplicação específica em que os alunos poderiam se manter informados acerca das principais notícias envolvendo a universidade, bem como de oportunidades de emprego, estágio e bolsas de pesquisa associadas à área de Engenharia de Telecomunicações e tecnologia no geral. Para esse feito, foi utilizada uma plataforma de desenvolvimento mobile “no-code”, ou seja, sem a utilização de linhas de código de programação, chamada AppGyver, integrada com outra plataforma “no-code” responsável por fornecer o backend e o banco de dados, essenciais para as funcionalidades desejadas. Por meio do aplicativo, o usuário pode navegar pelo menu, pela página de notícias e ser redirecionado para links externos, tais quais o SIGAA, o canal do YouTube do PET Telecom e a página de login para a plataforma "Minha Biblioteca".

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial