DIFERENÇAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM MODALIDADES DISTINTAS

Autores

  • Artur Vitor Cavalcante Menezes
  • Vitoria Lima Camelo
  • Erika Freitas Mota

Resumo

O pouco conhecimento da população sobre ações de primeiros socorros acarreta problemas, como a manipulação incorreta e o despreparo para tomar atitudes de suporte às vítimas. Dito isto, em parceira com o Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar, o PET Biologia UFC ofertou a Oficina de Primeiros Socorros para capacitar pessoas para prestação desse serviço. O presente trabalho tem por objetivo comparar o ensino de primeiros socorros em duas modalidades: remota emergencial, realizada em 2021; e presencial, em 2022. Essa comparação foi realizada por meio de análises dos registros de observação, da ementa e do formulário de satisfação respondido pelos inscritos, nos dois anos. Apesar da oficina ter tido 4 horas de duração em ambos os anos, a quantidade de conteúdos abordados foi diferente. No remoto, a oficina abordou parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), hemorragias, queimaduras, imobilização e acidentes com animais venenosos e peçonhentos. No presencial, queimaduras e imobilização não foram abordadas, visto que foi separado 1 hora para a aplicação das práticas, o que não ocorreu na edição remota, sendo o momento de maior interação dos inscritos. Em ambas as modalidades, os ministrantes aplicaram um jogo de mitos e verdades, todavia, no presencial a participação foi maior e o jogo ocorreu ao final de cada assunto. Dos 42 inscritos em 2021, 23 compareceram no dia e 21 responderam o formulário de satisfação, destes, 18 deram a nota 5 (máxima) para a qualidade do conteúdo, 3 deram nota 4. No presencial, dos 25 inscritos, 22 compareceram e 15 responderam o formulário, 15 deram a nota 5 para a qualidade do conteúdo abordado e para eficiência da prática. Portanto, podemos dizer que, apesar da oficina remota permitir maior número de inscritos, teve-se maior participação presencialmente e uma avaliação melhor na qualidade do conteúdo, além do diferencial das práticas, que é o que treina o indivíduo para prestação de socorro.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Vitor Cavalcante Menezes, A., Lima Camelo, V., & Freitas Mota, E. (2022). DIFERENÇAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM MODALIDADES DISTINTAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1310. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86068

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial