DIFERENÇAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM MODALIDADES DISTINTAS
Resumo
O pouco conhecimento da população sobre ações de primeiros socorros acarreta problemas, como a manipulação incorreta e o despreparo para tomar atitudes de suporte às vítimas. Dito isto, em parceira com o Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar, o PET Biologia UFC ofertou a Oficina de Primeiros Socorros para capacitar pessoas para prestação desse serviço. O presente trabalho tem por objetivo comparar o ensino de primeiros socorros em duas modalidades: remota emergencial, realizada em 2021; e presencial, em 2022. Essa comparação foi realizada por meio de análises dos registros de observação, da ementa e do formulário de satisfação respondido pelos inscritos, nos dois anos. Apesar da oficina ter tido 4 horas de duração em ambos os anos, a quantidade de conteúdos abordados foi diferente. No remoto, a oficina abordou parada cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), hemorragias, queimaduras, imobilização e acidentes com animais venenosos e peçonhentos. No presencial, queimaduras e imobilização não foram abordadas, visto que foi separado 1 hora para a aplicação das práticas, o que não ocorreu na edição remota, sendo o momento de maior interação dos inscritos. Em ambas as modalidades, os ministrantes aplicaram um jogo de mitos e verdades, todavia, no presencial a participação foi maior e o jogo ocorreu ao final de cada assunto. Dos 42 inscritos em 2021, 23 compareceram no dia e 21 responderam o formulário de satisfação, destes, 18 deram a nota 5 (máxima) para a qualidade do conteúdo, 3 deram nota 4. No presencial, dos 25 inscritos, 22 compareceram e 15 responderam o formulário, 15 deram a nota 5 para a qualidade do conteúdo abordado e para eficiência da prática. Portanto, podemos dizer que, apesar da oficina remota permitir maior número de inscritos, teve-se maior participação presencialmente e uma avaliação melhor na qualidade do conteúdo, além do diferencial das práticas, que é o que treina o indivíduo para prestação de socorro.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Vitor Cavalcante Menezes, A., Lima Camelo, V., & Freitas Mota, E. (2022). DIFERENÇAS NO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM MODALIDADES DISTINTAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1310. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86068
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.