EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL POR ABORDAGEM AMPLIADA EM RELAÇÃO AO MÉTODO TRADICIONAL EM ESCOLAS DE FORTALEZA
Resumo
INTRODUÇÃO: Esse estudo analisou a eficácia da metodologia de abordagem ampliada em educação sexual, comparativamente à da metodologia tradicional, para a propagação de conhecimento acerca de formas de prevenção de ISTs. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia de uma abordagem ampliada no contexto da educação sexual para jovens. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário de 9 perguntas sobre ISTs (4 perguntas gerais e 5 de prevenção) para alunos do ensino médio de 7 escolas públicas. Adauto Bezerra (AB) e Nogueira Jucá (NJ) tiveram resultados semelhantes. A escola AB foi escolhida para receber a intervenção (4 encontros semanais que tiveram: rodas de conversa, dramatizações, entrevista e perguntas anônimas) enquanto a NJ foi o grupo controle. Um mês após a intervenção, o teste foi reaplicado para os alunos e o desempenho das escolas foi comparado utilizando o teste de Turkey no GraphPad Prism. A adesão ao teste se deu da seguinte maneira: “AB pré” (N = 12), “AB pós” (N = 6), “NJ pré” (N = 21) e “NJ pós” (N = 15), onde “pré” e “pós” se referem à primeira aplicação e a reaplicação, respectivamente. RESULTADOS: Observa-se que houve significância na diferença de desempenho pós-teste vs. pré-teste dos alunos do colégio AB em comparação aos alunos do colégio NJ, o que indica maior eficácia no método integrativo. Apesar disso, questões do bloco prevenção, não apresentaram a mesma diferença de desempenho. CONCLUSÃO: Conclui-se que a intervenção aplicada no colégio AB foi significativa para questões gerais, uma vez que houve significância na diferença do seu desempenho antes e depois em comparação aos alunos do colégio NJ. Já para questões de prevenção, isso não ocorreu, mas pode-se observar que nessas questões ambos os colégios tiveram bom desempenho já na primeira aplicação, indicando a existência de conhecimento prévio satisfatório.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.