ELO: DILUINDO FRONTEIRAS

Autores

  • Esther de Freitas Guimaraes Pinheiro
  • Lara Larissa da Cunha Silva
  • Lucas Bessa Magalhães
  • Monalisa Soares Lopes

Resumo

Existe um distanciamento histórico, não só territorial, mas também comunicacional entre a rede de educação do Ensino Médio e a Universidade Pública. Essa tradição dificulta o entendimento dos jovens acerca das dinâmicas e possibilidades do Ensino Superior. Desse modo, o Programa de Educação Tutorial (PET), associado ao curso de Ciências Sociais, idealizou o Projeto “elo: diluindo fronteiras”, o qual visa a integração entre o ambiente universitário e escolar, compartilhando os conhecimentos de ambos. O Projeto busca promover a realização de duas atividades: a primeira consiste em debates voltados para temas acerca das mudanças na contemporaneidade, a fim de auxiliar os professores de Sociologia a incitarem o pensamento crítico dos estudantes e ampliarem seu repertório teórico. Além disso, a segunda compreende a apresentação da diversidade curricular e de atuação profissional e política do cientista social, através de uma “Feira das Profissões”, que ocorrerá ao final do ano letivo. Para tanto, o Projeto acompanhará jovens nos anos finais do Ensino Médio, por meio de encontros previstos em cronograma, aprovados pelo docente e pela instituição de ensino; os bolsistas irão até as instituições, acompanhados pela tutora, para construir os momentos com os estudantes. Portanto, o Projeto “elo: diluindo fronteiras”, dedica-se à dissolver as barreiras entre a esfera acadêmica e aqueles que ainda não ingressaram nesse meio, isto é, os estudantes do Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial