ESTUDO COMPARATIVO DAS PALESTRAS ONLINE REALIZADAS PELO PET ENGENHARIA DE PESCA - UFC EM 2021 E 2022
Resumo
As palestras ofertadas pelo PET Pesca são essenciais para a formação complementar ao longo da graduação, ocasião em que mesmo durante a pandemia, as atividades de capacitação dos discentes ocorreram de maneira remota e tiveram sequência no período de pós-pandemia. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a adesão dos inscritos em palestras disponibilizadas pelo PET Pesca de forma remota durante os anos de 2021 e 2022. Para realização das palestras pelo PET Engenharia de Pesca, foram produzidos formulários online, para facilitar o controle dos participantes. Com isso, os dados quantitativos de inscrição e participação de 4 palestras com maior adesão no período de 2021 e 2022 foram coletados e dispostos em uma planilha, para a comparação. A média do número de inscritos nos eventos analisados foi de 58 inscrições para as atividades em pandemia (2021) e 65 inscrições no pós-pandemia (2022). Porém, as médias de frequência dos alunos participantes ficaram em 46 e 43, para 2021 e 2022 respectivamente, em todos os eventos. Ao final da análise de dados, observou-se a queda da média de aproveitamento na participação de alunos nas palestras online. De forma que, o aproveitamento médio de 2021 representou 79,92%, enquanto que o aproveitamento médio de 2022 foi de 67,28%, representando uma queda de 12,64% entre os aproveitamentos das palestras. Não foi possível verificar uma causa específica para a diminuição da participação. Entretanto, sabe-se que fatores como evasão do curso, a não possibilidade de realizar a atividade por causa de choque de horário entre o evento e aulas e a dificuldade de deslocamento até o local, impactam diretamente nos dados.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Doris Oliveira de Brito Junior, R., Gomes Pereira, R., Fernandes Pinheiro, R., Dantas Gomes, C., & Amorim Marinho, R. (2022). ESTUDO COMPARATIVO DAS PALESTRAS ONLINE REALIZADAS PELO PET ENGENHARIA DE PESCA - UFC EM 2021 E 2022. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1324. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86082
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.