GUIA ESTUDANTIL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (PET-CS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Ivis Fabiano Chagas Lima
  • Carina Sousa de Freitas
  • Caio César Souza Marques
  • Monalisa Soares Lopes

Resumo

A trajetória acadêmica é marcada por novas experiências, sentimentos, questionamentos e dúvidas que contornam tanto novos ingressantes, quanto alunos que estão retornando após o período de atividades remotas. Nesse sentido, o PET-CS da UFC, induzido pela observação sistemática da experiência estudantil por meio da posição dos integrantes (no centro acadêmico, coordenação e monitoria) junto aos discentes do departamento, deu início a inúmeras atividades para proporcionar aos grupos citados uma experiência informacional-integrativa holística para além da recepção inicial. As atividades mencionadas incluem podcast, revista científica para graduandos, pesquisa sobre elementos que perpassam a escolha e a trajetória no curso de ciências sociais, e a produção de um guia estudantil, este último é o objeto deste trabalho. O guia está sendo produzido a partir das ausências informativas verificadas através da observação feita e pelos dados que estão sendo conseguidos nas outras atividades do PET-CS. Objetiva-se compreender e melhorar a inclusão e o engajamento dos estudantes, focando o detalhamento dos espaços físicos e das possibilidades de ensino, pesquisa e extensão, como os laboratórios, grupos de estudos, programas, mercado de trabalho, atividades relacionadas à cultura, lazer, arte, saúde física e mental, e espaços de acolhimento. A metodologia de construção do guia parte das questões estudantis remanescentes já investigadas, como foi mencionado, organizando essas demandas locais com outras ausências que estão sendo pesquisadas em guias universitários do Brasil. Os resultados examinados apontam para um baixo engajamento em espaços de pesquisa e extensão no departamento e para um desconhecimento da localização desses espaços e das atividades externas dos mesmos. Conclui-se parcialmente que existe uma deficiência informativa que subjaz o engajamento discente, tendo o guia a função de preencher essa lacuna. Outras conclusões serão tiradas no decorrer das atividades.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Fabiano Chagas Lima, I., Sousa de Freitas, C., César Souza Marques, C., & Soares Lopes, M. (2022). GUIA ESTUDANTIL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (PET-CS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1336. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86094

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial