GUIANDO CARREIRAS E SUA READAPTAÇÃO AO MODELO PRESENCIAL
Abstract
O PET, Programa de Educação Tutorial, é estruturado com base nos três pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A extensão, sendo essa voltada para atividades extracurriculares que possuem um impacto social e atuam como uma forma de diminuir a evasão dos alunos no curso, já que por muitas vezes auxiliaram os alunos em suas descobertas de interesses pessoais. Nessa perspectiva, um dos projetos de extensão do PET Engenharia Ambiental é o Guiando Carreiras que consiste em um evento de graduados para graduandos, que deve ocorrer a cada semestre, onde é escolhido um tema, bem como um profissional apto para discorrer sobre sua vida profissional e sua trajetória acadêmica, com o objetivo de tornar os alunos mais próximos e mais conceituados a respeito das possíveis áreas que poderão seguir no futuro. Esse projeto foi criado em 2018, ocorrendo de maneira presencial. Entretanto, por consequência da pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, esse evento ocorreu de maneira remota. Com a volta das aulas presenciais, em 2022, tivemos que nos readaptar à modalidade presencial do ensino, como também dos projetos do PET, dentre eles o Guiando Carreiras. Foi possível observar que com a retomada de eventos presenciais nos deparamos com diversos empecilhos que não eram tão recorrentes nos anos anteriores, já que estava ocorrendo de forma online. Por exemplo, a viabilidade dos palestrantes virem até o campus para a palestra, já que se fosse ocorrer no formato online isso não seria um grande problema. Nesse sentido, tivemos a oportunidade de aumentar nossos conhecimentos e aprender bastante para os próximos eventos, e assim melhorar cada vez mais a qualidade dos projetos desenvolvidos pelo PET. Portanto, conclui-se que apesar dos desafios, retomamos o evento presencial de maneira eficiente e organizada, demonstrando êxito na adaptação do Guiando Carreiras ao formato presencial em 2022.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
How to Cite
Eduarda Andrade Costa, M., Porfirio Viturino, R., Ewerton Albuquerque Rocha, L., Emily Rodrigues Sousa, V., Pinheiro, G. da C., & Barbara de Araujo Nunes, A. (2022). GUIANDO CARREIRAS E SUA READAPTAÇÃO AO MODELO PRESENCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1337. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86095
Conference Proceedings Volume
Section
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.