INTEGRAPET: UMA EXPERIÊNCIA DINÂMICA NA RECEPÇÃO DOS CALOUROS DE MEDICINA
Resumo
INTRODUÇÃO: O INTEGRAPET é uma atividade de ensino, que apresenta brevemente os semestres do curso de Medicina e seus respectivos módulos, na semana de recepção dos calouros, mostrando a correlação das disciplinas e sua relevância prática, mediante abordagem integrativa. OBJETIVOS: Integrar o estudante com os módulos do curso, a fim de envolvê-los na grade curricular da Universidade já no primeiro semestre; incentivar os estudos ainda no início do curso e preparar os estudantes para as distintas metodologias aplicadas na faculdade. METODOLOGIA: Devido ao contexto da pandemia, as duas edições de 2021 ocorreram pelo Google Meet. Contudo, a recepção das turmas de ingresso em 2022.1 e em 2022.2 ocorreram em março e agosto, respectivamente, de forma presencial. Os PETianos utilizam slides, para apresentar o curso, que tem duração de seis anos, suas diferentes metodologias, referentes aos ciclos básico, clínico e internato, e seus respectivos módulos. Durante a atividade, os alunos puderam expor suas dúvidas, as quais foram respondidas pelos petianos. RESULTADOS: Em cada edição, houve adesão de cerca de 50 alunos, os quais relataram estarem mais cientes e preparados para a trajetória de formação médica. Ademais, na última edição, em 09/08/2022, os participantes foram solicitados a responder um questionário, por meio do Google Forms, a fim de avaliarem o projeto. Dos 46 alunos que responderam, 91,3% consideram que atividades dinâmicas, como o INTEGRAPET, são importantes para o aprendizado; 89,1% consideram que elas são importantes para maior aproveitamento da graduação; e 82,6% se sentem mais estimulados com essas atividades. Além disso, 97,8% dos participantes atribuíram relevância acadêmica ao INTEGRAPET. CONCLUSÃO: A participação do PET-Medicina UFC na semana de recepção dos calouros de Medicina obteve sucesso ao aumentar a sensação de pertencimento dos calouros. Diante dos resultados satisfatórios, o projeto se tornou uma atividade permanente. Apoio: MEC/PET-SESu.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.