INVERTENDO OS PAPEIS: PROJETO DO YOUTUBE ADAPTADO PARA O PRESENCIAL
Resumo
Com a pandemia do Covid 19, os projetos de extensão juntamente com as atividades acadêmicas tiveram que ser adaptados para o EAD e, com isso, o PET Engenharia Ambiental teve a necessidade de criar novos projetos. Em 2021 foi criado o Projeto Youtube, que tinha como intuito realizar alguns dos projetos do PET de forma online, como por exemplo, o VIII Guiando Carreiras: Hidrogênio Verde. A fim de gerar um debate com os alunos, estes eventos ocorriam no Google Meet e se davam por meio de palestras e mesas redondas com especialistas e suas gravações ficavam disponibilizadas no Youtube. Porém, com a retomada presencial no ano de 2022, foi possível observar que a produção de vídeos longos para o Youtube não surtiram tanto efeito quanto na pandemia e, devido a isso, esse projeto foi adaptado para a criação dos “Shorts”, vídeos que possuem um minuto de duração. O conteúdo dos shorts foram divididos em dois quadros: o “PETindica”, onde eram indicados filmes, séries e documentários, e o “Você Sabia?”, quadro que apresentava notícias da área ambiental. Entretanto, ao longo do semestre e com a adaptação dos PETianos com as suas rotinas, a produção dos vídeos ocorria no próprio campus, resultando na troca de papéis: o Youtube, que antes era realizado de forma online, agora se destacava com a produção presencial. Dessa forma, foi possível observar que, por mais que o Youtube seja uma plataforma online, seu papel com a volta das atividades acadêmicas presenciais se tornou limitado, uma vez que foi possível observar que os estudantes estavam mais engajados com atividades presenciais do que com eventos remotos, ou seja, pôde-se verificar que este projeto cumpriu seus objetivos no que diz respeito ao alcance da comunidade acadêmica na pandemia do Covid-19, porém, com a retomada presencial, ele não surtiu tanto efeito, de forma que houve uma queda de mais de 70% nos alcance dos vídeos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.