O IMPACTO DAS MONITORIAS NO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS INGRESSANTES EM ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Autores

  • Reginna Marjorye Carvalho Borges
  • Alan Henrique Bertini
  • Gabriel Queiroz Feitosa
  • Gislany Queiroz Sales
  • João José Moura Vieira
  • Francisco Nivaldo Aguiar Freire

Resumo

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Energias Renováveis (PET Energias), ao longo do semestre 2022.1, realizou monitorias semanais das disciplinas de Fundamentos de Física e Fundamentos de Cálculo, além de casos esporádicos de Fundamentos de Química e Programação Computacional para EEMA, com o objetivo de analisar o impacto da Comissão de Ensino na melhoria do rendimento acadêmico dos ingressantes no curso. As monitorias consistiam de aulas teóricas realizadas por alunos de cursos diversos da UFC e momentos de esclarecimento de dúvidas dos presentes, seguidas por resolução de questões de listas propostas pelos professores das disciplinas citadas ou de provas antigas das mesmas, sendo repassado um formulário de satisfação para os alunos responderem ao final de cada monitoria. A Comissão de Ensino do PET Energias realizou também um acompanhamento das notas dos participantes nas disciplinas em que tiveram monitorias ministradas ao longo do semestre, comparando-as com as obtidas nas turmas oficiais das disciplinas de anos anteriores, utilizando como parâmetro, dados do modelo pré-pandemia, tendo em vista a volta do ensino presencial, mantendo o anonimato dos alunos. A partir disso, foi verificada mudanças nas notas dos discentes com frequência assídua nas monitorias em relação aos que não participavam no semestre 2022.1 e aos anos sem a presença de monitorias do PET Energias. Estes resultados foram tabulados de forma quantitativos e qualitativos.O impacto desta atuação foi manifestado no aumento da aprovação em todas as disciplinas apoiadas por esta ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial