O PET NA FREQUÊNCIA DO MESTRADO: PODCASTS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO E COMPARTILHAMENTO DE PERSPECTIVAS.
Resumo
A criação do projeto “O PET na frequência do Mestrado”, sediado pelo PET de Ciências Sociais da UFC, surgiu graças à demanda apresentada pelos alunos, dentro e fora do departamento, os quais visavam passar pelo processo seletivo de pós-graduação. Até o momento, três seleções do mestrado em Sociologia da UFC foram agraciadas com episódios de leituras explicativas referentes aos textos base de suas provas: as seleções de 2021 e 2022 e a atual seleção para 2023. A idealização do podcast foi uma readaptação dos Seminários Preparatórios para o Mestrado, que ocorriam anteriores a pandemia, com o mesmo intuito de auxiliar os discentes nos processos prévios a seleção do mestrado, com atividades que comentavam a bibliografia sugerida pelos editais de seleção. Os episódios do podcast são roteirizados e gravados de forma individual e independente pelos bolsistas PET os quais se voluntariam para fazer a leitura e reflexão de cada texto específico. A comissão de organização orienta os participantes do projeto de forma mais geral, além de montar um calendário para as postagens e disponibilizar os episódios nas plataformas junto com a equipe de edição. Por conseguinte, houve uma adesão significativa por parte de seu público alvo, já que para além da média de 500 visualizações por episódio no You Tube, no somatório das edições anteriores, para a seleção de 2023, houve procura pelos podcasts antes mesmo da liberação do edital do processo seletivo. Já quanto aos resultados concretos do projeto, em 2021 e 2022, é possível dizer que a presença dos podcasts abriu tanto a possibilidade de uma nova mídia como ferramenta de estudo para os participantes, quanto um espaço de diálogo e aprendizagem entre candidatos e bolsistas, esses os quais tiraram dúvidas e debateram perspectivas durante toda sua realização.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.