PAPEL DO GEORREFERENCIAMENTO E DA MODELAGEM NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EM ICAPUÍ

Autores

  • Samela Oliveira dos Santos
  • Lygia Isabelle Fonteles Salgueiro
  • João Pedro Peixoto Silva
  • Hanna Cavalcante Gomes
  • Daniel Ribeiro Cardoso

Resumo

A valorização do patrimônio histórico é a preservação da memória coletiva e individual de uma cidade. Por isso, a conservação e restauração das edificações é um ativo urbano para as gerações posteriores. O presente trabalho tem como objetivo a atualização do banco de dados consolidado em 2006 sobre o estado do conjunto de casas vernaculares de taipa da região de Icapuí-CE e exposição dos resultados para a Comunidade, por meio de modelos impressos das unidades significativas. Além disso, a construção de um método de levantamento de patrimônio arquitetônico com uso de tecnologias de base digital como cadastros fotogramétricos e elaboração de modelos 3D. Os métodos usados na pesquisa têm como base uma ordem cronológica de atividades, desde o nivelamento teórico, através da leitura do livro “Desenho de uma Poiesis”, escrita por Daniel Cardoso, até o nivelamento técnico a partir de capacitações com manuseio do drone e fotografia, para os registros das residências em estudo, junto ao processo de fotogrametria, além do levantamento expedito e do georreferenciamento das casas em análise. Para tanto, essa pesquisa de caráter extensionista, tem como resultados os produtos e processos de documentação com meios digitais, a valorização e reconhecimento do patrimônio através da exposição dos resultados, bem como contribuir com a formalização do inventário e encaminhamento de tombamento. Por fim, é esperado que a metodologia aplicada na região seja funcional para a sua reprodução em outras localidades com valor arquitetônico semelhante. Assim sendo, é esperado que haja uma conscientização acerca da importância do valor patrimonial das casas de taipa para a história do município e de seus habitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial