PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFC SOBRE O ENSINO PRESENCIAL
Resumo
A educação é um direito de todos, garantido pela Constituição Federal (1988). Entretanto, o pleno exercício desse direito foi afetado pela pandemia global da Covid-19, causando a necessidade de encerramento das atividades presenciais e a aplicação do ensino remoto, emergencial, como forma de dar continuidade aos serviços de educação, para ambas as instituições de ensino público e privadas. Apesar do término da obrigatoriedade da utilização desse modelo, ele gera reflexos no rendimento e percepção dos alunos. Dentro desse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação com a educação percebida pelos alunos de nível superior do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC), quanto ao âmbito de ensino presencial vigente no momento pós-pandêmico. Por esse motivo, foi elaborado como instrumento de coleta um questionário com 26 questões baseado na metodologia adaptada de Chagas (2012), avaliando nove dimensões do ensino presencial, através da escala Likert, com 92 respostas iniciais. Dentro dos principais resultados obtidos, foi constato a maior satisfação dos alunos associada às dimensões Interação e Corpo Docente e Tutores, as dimensões que geraram menor satisfação foram Serviços de Apoio e Metodologias de Trabalho. A presença da interação como principal indicador de satisfação pode estar associada, à priori, ao período de isolamento e distanciamento social, além disso todas as dimensões possuem níveis de satisfação superiores a três indicando uma satisfação geral com o modelo presencial.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.