PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA UFC FORTALEZA SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Resumo
A Extensão nas Instituições de Ensino Superior - IES vem sendo discutida há muitos anos e ganhou força com o Plano Nacional de Educação – PNE, que estabeleceu um mínimo de 10% da carga horária total do curso como atividade de extensão no currículo. Desde 2014, a curricularização da extensão é uma estratégia prevista no PNE (Meta 12.7), regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018 e aprovada pela Lei N° 13.005. Para que essa estratégia tenha êxito, é de suma importância que o corpo discente tenha conhecimento sobre a importância da extensão na sua formação. Dado esse contexto, o presente trabalho analisou os documentos supracitados e o novo PPC (em processo de aprovação na Prograd) do Curso de Engenharia Mecânica da UFC – Fortaleza. Foi feita uma pesquisa com os discentes do curso com o objetivo de averiguar a percepção dos mesmos sobre a extensão curricularizada. Tal pesquisa se tratou de um formulário com 6 perguntas elaboradas no Microsoft Forms que foi distribuído para discentes do curso. Perguntou-se aos discentes se tinham conhecimento sobre a Curricularização da Extensão, se já haviam participado de alguma atividade de extensão e a relevância de tal assunto. A pesquisa obteve 60 respostas, de discentes de diversos semestres, de modo que os dados foram analisados na própria plataforma da Microsoft. Os resultados mais relevantes foram: 77% dos respondentes não sabiam o que é o assunto, 63% responderam que participaram ou participam de uma ação de extensão e 92% atribuíram nota 4 ou 5 para a relevância do assunto, em uma escala de 1 a 5. Pelas análises das repostas fornecidas, pode-se compreender que a maioria dos discentes não conhecem realmente o que é a Curricularização da Extensão, porém, quando explicados sobre o que é o assunto, no próprio formulário, a maioria concordou com a sua relevância, indicando a necessidade de ações por parte da coordenação do curso e professores para reforçar essa temática que impactará fortemente nas suas vidas acadêmicas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.