PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES EM 2022 NO CURSO DE MÚSICA DO ICA/UFC
Resumo
A evasão dos estudantes é um dos principais problemas enfrentados pelos cursos de graduação das Universidades Brasileiras. No curso de Música da Universidade Federal do Ceará não é diferente e, portanto, compreender as principais causas desse fenômeno é crucial para sua superação, ajudando a planejar estratégias de suporte ao aluno para ajudá-lo a manter o vínculo com a instituição. O objetivo desse estudo foi traçar um perfil dos estudantes ingressantes do Curso de Música do ICA/UFC no semestre 2022.1, com o intuito de identificar aspectos que podem vir a facilitar o abandono e o insucesso escolar. O estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas junto a esses sujeitos. De um total de 40 estudantes que ingressaram no curso em 2022, cerca de 27 preencheram o questionário, o que representa uma participação de 67,5%. A partir dos dados coletados, foi possível observar que a necessidade de trabalhar por conta de seus compromissos financeiros, os horários de funcionamento do curso e o pouco conhecimento musical formal prévio, representam as principais preocupações dos estudantes relativas à capacidade de manter o vínculo institucional e alcançarem sucesso nas disciplinas do curso. No entanto, verifica-se que quase todos os sujeitos possuíam alguma experiência musical prévia, alguns dos quais já atuam profissionalmente na área. Também é possível observar que existe uma correlação entre as expectativas não atendidas em relação ao curso, uma licenciatura, e os objetivos profissionais desejados, visto que apenas 33,3% dos alunos ingressantes informaram ter o intuito de trabalharem como professores de Música e, ao invés disso, compreendem o curso mais como uma oportunidade de aprendizado e/ou aprofundamento de conhecimentos musicais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.