PET NA GRADUAÇÃO: PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA MEDIANTE INTRODUÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA EM ATIVIDADES COM APLICAÇÃO CLÍNICA
Resumo
INTRODUÇÃO Durante a graduação em Medicina, os alunos do ciclo básico não possuem contatos significativos com pacientes pelo menos até o 3º semestre, tanto que há críticas por parte dos acadêmicos de que não conseguem correlacionar os conteúdos com aspectos práticos da atuação médica, nesse início de curso. OBJETIVOS Promover uma atividade integrativa e que correlacione os conteúdos da grade de matérias básicas com o conhecimento médico mediante casos clínicos, raciocínio e compartilhamento de opiniões no âmbito da ementa. METODOLOGIA Foram realizados encontros em 2022 com graduandos do semestre 1 (nos módulos de Aparelho Locomotor e Sistema Nervoso) e no semestre 3 (no módulo de Microbiologia-Parasitologia). Cada turma com ≅ 80 alunos/atividade. As atividades nos módulos de Aparelho Locomotor e Microbiologia-Parasitologia foram exposições interativas com casos clínicos contextualizados e diagnóstico diferencial. A atividade do módulo de Sistema Nervoso (1º semestre) aconteceu no ambulatório da dor (HUWC), com acompanhamento de consultas e apresentação de um caso clínico real/grupo ao fim da experiência. RESULTADOS 100% da amostra estudada deu feedbacks positivos sobre a repercussão positiva no incentivo ao estudo e, em específico, na atividade do ambulatório, todos os participantes exaltaram a gratificação de terem tido a atividade no início do curso, uma vez que houve uma identificação mais forte com o curso de graduação, em que os alunos puderam ter contato com a Semiologia Médica ainda no 1º semestre. CONCLUSÃO O PET na Graduação constitui um projeto de impacto muito positivo na educação médica nos semestres iniciais, no tocante à assimilação de conteúdos e incentivo ao estudo das disciplinas médicas básicas que ainda não se inserem em um âmbito acadêmico tão prático no início do curso. Apoio: MEC/PET-SESuDownloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.