PET PESQUISA: FOMENTANDO A PESQUISA NO PET ADM UFC
Resumo
Reconhecer a importância estratégica da ciência e institucionalizar incentivos à pesquisa foram os principais motivos que levaram o Brasil a criar órgãos de fomento à pesquisa na graduação, tendo em vista que a mesma é uma ferramenta valiosa para desenvolver características esperadas em um graduado (QUEIROZ; LINHARES, 2010). Desse modo, tendo em vista a necessidade de um maior comprometimento nessa área, o PET Pesquisa se configura como um projeto da vertente de pesquisa desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (PET ADM UFC). Seu objetivo geral é desenvolver e monitorar a vertente de pesquisa do PET ADM UFC, ao mesmo tempo que incentiva a inserção dos integrantes do programa e de seu público-alvo na vertente de pesquisa, desenvolvendo, dessa maneira, suas habilidades e disseminando conhecimento através de eventos informativos. O projeto é voltado para os integrantes do PET ADM UFC, assim como, discentes do curso de administração que estejam interessados ou queiram conhecer melhor a vertente de pesquisa. Já com relação à sua metodologia, foram feitas reuniões com os tutores e os integrantes do PET ADM UFC para sanar dúvidas sobre o desenvolvimento das pesquisas. Ao mesmo tempo, foi realizado um evento interno chamado Semana de Pesquisa que ocorreu nos dias 08 e 09 de junho, onde ocorreram palestras e rodas de conversas sobre os seguintes temas: normas da ABNT e pesquisa quantitativa. A partir dos dados coletados, via formulário, é interessante destacar que, dos participantes que começaram a pesquisa antes da Semana de Pesquisa, 85,7% não estavam se dedicando com regularidade à sua pesquisa e metade deles passaram a se dedicar após o evento. Além disso, 78,6% concordaram que a Semana de Pesquisa agregou ou irá agregar nos artigos que estão desenvolvendo e 71,5% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o projeto, indicando que, portanto, o projeto PET Pesquisa teve êxito em seu objetivo.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
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